Falta de capina, buracos na via e problemas nas calçadas integram a lista de queixas contra o poder público
O aposentado Sílvio Schenkel, 69, anos cansou de esperar pela atuação da Prefeitura e arregaçou as mangas para realizar o trabalho de capina do meio fio da calçada, serviço esse de competência da Administração Pública. O morador da Rua Menino Deus, no bairro Ferroviário, relata outros problemas, os quais ele não consegue resolver sozinho e pede providências aos órgãos responsáveis.
Sílvio conta que a limpeza da rua é realizada, pela Prefeitura, em torno de duas vezes ao ano e por isso decidiu capinar o “mato” que cresce próximo à calçada de sua casa. A intenção do morador é deixar a rua mais bonita, mas o objetivo não vem sendo atingido. Isso porque existem outros problemas que impossibilitam à via apresentar boa aparência. As calçadas compõem a lista de reclamações do munícipe e de seus vizinhos.
Josef Schenkel, 31 anos, filho de Sílvio, reclama da falta de limpeza nos passeios públicos ao lado da residência onde mora. A falta de capina e a presença de material de construção atrapalhando a passagem de pedestres irrita. Além disso, salienta que muitas calçadas estão cedendo, provavelmente, devido a problemas na rede de esgoto. O morador afirma que, há mais de dois anos, uma vizinha comunicou a Prefeitura sobre o caso, mas ninguém apareceu para verificar a situação.
Buracos na rua também são citados pelos moradores. O aposentado relata que é comum veículos trafegarem na contramão para desviar das irregularidades da rua. Sílvio chegou a tapar algumas crateras com pedregulho, mas não deu conta de fazer isso em todos os buracos da via. “A rua já foi bem mais bonita e cuidada. Me sinto triste e indignado. A gente paga IPTU pra ter as coisas organizadas, mas a Prefeitura não aparece”, desabafa Josef.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Montenegro informa que no que compete a secretaria de Viação e Serviços Urbanos, com relação a redes entupidas, está sendo feito um serviço nos banhados do bairro Olaria, que irá desentupir as saídas das caixas de esgoto pluvial de várias ruas, entre elas a Menino Deus. De momento, não será realizada limpeza nas caixas, uma vez que esta não será efetiva até a finalização do trabalho de limpeza das saídas das caixas. Após a finalização deste serviço, que tem previsão de 60 dias, serão realizadas desobstruções nas caixas e tubulações da rua.
A secretaria municipal de Meio Ambiente informa que, neste ano foi efetuada a limpeza dos cordões e via pública de todo o bairro Ferroviário conforme cronograma a ser seguido. Já referente aos materiais dispostos nas calçadas, a secretaria municipal de Obras Públicas, por meio do departamento de fiscalização, comunica que as obstruções que forem constadas, serão devidamente notificadas.