Moradores da Imigrantes: grande expectativa pelo pavimento

Melhoria. Moradores ainda têm dúvidas quanto algumas mudanças previstas no projeto

A promessa de pavimentação da Rua dos Imigrantes, entre os bairros Senai e Santa Rita, despertou expectativa positiva nos moradores. O edital de licitação será publicado nesta semana, com recurso de R$ 5,8 milhões empenhado. Para a comunidade ainda há pontos que precisam ser debatidos, como o fluxo em mão-única, proibição de estacionamento e a construção de passeio-público.

O mecânico Ramon Souza da Costa, que há 15 mora na via, aprova a substituição da poeira pelos blocos intertravados de concreto. “Acho melhor que asfalto. Dá escoamento para a água”, avalia o morador de 30 anos. Sobre proibir de parar o carro na rua, ele observa que alguns vizinhos não têm garagem; enquanto crê que os pedestres seguirão caminhando na pista, ao invés de usar uma calçada estreita.

Zico aponta que há saídas da via caso tenha mão-única

A Imigrantes é uma das vias mais longas do perímetro urbano de Montenegro, com quase três quilômetros de extensão pelo traçado da antiga Rede Ferroviária. Jorge Camões, o “Zico”, 44 anos, é comedido para avaliar o espaço aos pedestres, acreditando que poderia apenas ser demarcado com tachões. Inclusive, observa que, mantendo mão-dupla para os carros, uma calçada seria inviável.

Zico mora no endereço há 9 anos, e revela que em audiências públicas anteriores mão-única ou não se tornou uma dúvida. “Mas para mim seria melhor. Não há porque ter duas mãos”, define. Ele inclusive acredita que todos os moradores têm garagem para seus carros, mas questiona qual será o procedimento em caso de receberem visitas. E antes de mais nada, salienta a necessidade de esgoto pluvial no trecho entre as rua Juvenal Alves de Oliveira e João Correa.

Costa diz que, ao contrário dele, alguns não têm garagem

Alta velocidade na via estreita
Grande parte da Imigrantes é tão estreita que mal passam um carro pelo outro. Na visão dos moradores, isso deverá ser avaliado pelos engenheiros no que diz respeito à implementação de passeio-público. Mas deve ser levada em consideração, especialmente, no que tange a instalação de redutores de velocidade.

Este aspecto foi apontado pelo cidadão Cleber Espíndola, observando que atualmente, com brita, alguns condutores já não respeitam a convivência. Ele tem 36 anos e nasceu na Imigrantes, no Santa Rita, e também elogia a escolha do calçamento.

Espindola aponta necessidade de quebra-molas

Espíndola aprova o espaço para pedestres, mas em relação a direção restrita pensa que será complexo devido ao estacionamento. “Mas eu concordo com a mão-única para facilitar o fluxo”, salienta. Observa ainda que é necessário abrir bocas-de-lobo, pois, segundo ele, há rede de esgoto pluvial no trecho.

Seu vizinho João Rodrigues de Almeida, 58 anos, confirma que nas imediações há, ao menos, seis bueiros cobertos e demarcados. Ele revela que ali não pagam IPTU, mas está de acordo com a cobrança depois que o calçamento tenha sido concluído. “A gente tem que ficar com a casa fechada o dia inteiro”, reclama, referindo-se a poeira. Morador da Imigrantes há 24 anos, Almeida também aponta a necessidade da obra prever redutores de velocidade; além de concordar com a direção única e colocação de calçada.

Obra em três fases
Primeiro trecho – 902 metros no Senai, entre as ruas João Corrêa e Juvenal Alves de Oliveira;

Segundo trecho – 944m no Santa Rita, entre Juvenal e Campos Neto;

Terceiro trecho – 894m no Santa Rita, entre Campos Neto e a ligação lateral com a ERS-124 (em frente a empresa BioC).

Tipo de pavimento
Piso intertravado feito com blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma base pré-preparada e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. O piso é permeável, oferece excelentes ganhos ambientais e pode ser utilizado em vários lugares.

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