Na região, municípios também já atingiram metade da população com a primeira dose
Mais de 50% da população de Montenegro com 18 anos ou mais recebeu a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. A marca foi alcançada nesse sábado, 10. De acordo com informações passadas a Rádio Ibiá Web pela SMS, pelo menos 51% da população montenegrina já havia recebido a primeira dose, enquanto 26% foram totalmente imunizados. Para a secretária Cristina Reinheimer, o município chegou a esse patamar graças à equipe, que segue a mesma desde o início, e também aos lotes enviados. “Chegar nesse patamar foi devido à questão da vinda das vacinas, porque para nós, vindo doses, a gente vacina”, diz.
A secretária também pontuou que as pessoas que tomaram a primeira dose devem buscar os postos para completar o esquema vacinal na data agendada. “A princípio tu vai ter só a imunização depois de 20 dias (da segunda dose), e enquanto a gente não tiver a imunização da população como uma totalidade, não é considerado que se está imune”, explica. Cristina ressalta que a procura pela segunda dose está ocorrendo como esperado no município, e só nessa segunda-feira, 12, foram mais de mil aplicações da dose dois realizadas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), é importante buscar a segunda dose da vacina, pois a eficácia prometida foi determinada a partir de estudos que os testaram fazendo duas aplicações. Além de aumentar a proteção contra a Covid-19, a segunda dose ajuda a prolongá-la.
A secretária afirmou que mesmo com o avanço na vacinação, ainda é necessário que as pessoas mantenham as medidas de proteção. “Tu estar vacinado não significa que tu não vai pegar o vírus, mas tu vai pegar o vírus com sintomas com menos intensidade”, fala. Manter o isolamento, usar álcool gel, fazer o uso da máscara e lavar as mãos são algumas das medidas que devem seguir entre os costumes diários.
SITUAÇÃO SE REPETE NA REGIÃO
Desde o dia 19 de janeiro, a vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada na região. Segundo a atualização do painel de dados disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), no site www.vacina.saude.rs.gov.br, dessa segunda-feira, 12, o Vale do Caí mais Triunfo já recebeu 175.766 doses, das quais 153.094 foram aplicadas até o momento. Ou seja, 87,10% das vacinas recebidas na região já foram aplicadas.
Em Brochier, já foram recebidas 4.350 doses, das quais 3.836 foram aplicadas (88,2%). A cidade também ultrapassou a marca de 50% de população vacinada com a primeira dose, e está atualmente com 24% da população totalmente imunizada.
Há mais de duas semanas, Maratá já atingiu essa marca. Segundo atualização da SES, 63,7% da população do município já recebeu pelo menos a primeira dose e 29,4%, a segunda. O município já aplicou 98,9% das doses recebidas.
Em Pareci Novo, 53% das pessoas já receberam a primeira dose do imunizante, e 21,6% receberam a dose dois. A cidade aplicou 82,9% das doses recebidas. Já São José do Sul, 51,7% da população já recebeu pelo menos a primeira dose, e 25% foram imunizados. Ao todo, 92,6% das doses destinadas ao município foram aplicadas.