Montenegro teve 63 fraudes de energia esse ano

Dados são da RGE Sul, que faz o trabalho de verificação das conexões. Somente no município foram 556 inspeções

Somente em 2017, a RGE Sul já detectou 63 casos de conexões irregulares (gatos) em Montenegro. Ao todo, a companhia realizou 556 inspeções no município. As ligações irregulares são responsáveis pela sobrecarga da rede elétrica, que deixa o sistema de distribuição mais suscetível à interrupção, além de ser crime previsto no Código Penas..

“A regularização destes clientes não apenas traz cidadania para essa parcela da população, como também beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade”, afirma Alexsandro Souza, gerente Serviços de Recuperação de Energia da RGE e RGE Sul.

Já em toda a área de abrangência da companhia, o número foi bem maior, 22 mil conexões tiveram algum tipo de problema. Ao todo, foram 87 mil inspeções na rede de distribuição para detectar adulterações e conexões clandestinas.

A RGE Sul tem verificado estas conexões para evitar acidentes com a população, em função das ligações precárias e que não observam os padrões e normas técnicas. A estimativa é de que, até o final do ano as duas distribuidoras (RGE e RGE Sul), recuperem o montante de R$ 97,8 milhões em energia desviada do sistema em todo o Estado.

De acordo com Souza, quando existe o flagrante de irregularidade são feitos os cálculos da quantidade de energia furtada e o consumo que não passou pela medição é cobrado.

“As ações da Gerência incluem o desligamento de conexões em invasões e áreas não regulamentadas pelo poder público. O modelo utilizado atualmente é tão eficiente, que é uma questão e tempo para identificar quem frauda ou furta energia elétrica”, alerta.

Para identificar os fraudadores, além das inspeções de campo, os profissionais trabalham com o cruzamento de dados de consumo e inteligência artificial, que permitem identificar com mais precisão possíveis fraudes.

Rastrear e fazer o desligamento dessas ligações clandestinas é uma questão pública. Esse procedimento evita acidentes graves e fatais. Também ajuda a evitar curtos-circuitos que afetam a rede e que, em muitos casos, provocam o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos de toda uma vizinhança.

De acordo com dados da Gerência de Serviços de Recuperação de Energia da RGE e RGE Sul, neste ano foram intensificadas as ações conjuntas com a Polícia Civil gaúcha. Todos os meses, em média, dois clientes foram flagrados e autuados em flagrante pela Polícia pelo furto de energia elétrica.

Como denunciar uma conexão irregular
E-mail: [email protected]: esse canal atende as demandas pontuais dos seguintes órgãos: Ouvidoria, Grupo “A”, Agências de Atendimento, dentre outros.
Telefone: Denúncia de Furto de Energia pelo telefone 0800 721 0721, os clientes conseguem denunciar as possíveis fraudes e furtos de energia.
Web: pelo endereço eletrônico www.rge-rs.com.br

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