A Praça dos Ferroviários receberá nesta terça-feira, 7, uma manifestação contra a privatização de empresas estatais do Estado e do País. O ato está marcado para iniciar às 10h e contará com a participação de entidades e pessoas contrárias à venda das empresas públicas. A manifestação também será marcada pelo lançamento de um Plebiscito Popular Sobre as Privatizações.
A consulta à população será organizada por movimentos sociais e contará com a ajuda da população que quiser colaborar. O Plebiscito não terá valor legal, mas, de acordo com as entidades organizadoras, irá exerce pressão política e social, permitindo que as pessoas se expressem. Em Montenegro a consulta popular está sendo organizada pelo comitê regional, composto por entidades sociais e população contrárias à privatização. Integram o movimento: CUT Regional, SindiÁgua, SindiBancários Vale do Caí, PT, UMAC União Montenegro de Associações Comunitárias, Federação dos Metalúrgicos e Ceprs Vale do Caí.
De acordo com Cláudio Tenório, presidente do comitê regional, a consulta organizada pelas entidades será uma resposta à extinção do plebiscito para venda de estatais pela Assembleia Legislativa do RS. “Como a Assembleia retirou a exigência de fazer plebiscito para a venda das estatais a gente resolveu fazer um plebiscito popular pra dizer o que o povo gaúcho pensa”, afirma Tenório.
A consulta popular acontece de 16 a 23 de outubro. Será possível votar, de forma digital, sem sair de casa, através do celular ou computador, cadastrando- -se no site: https://decidimrs.com.br. Também haverá locais de votação s para quem não tem acesso à internet e urnas volantes nas comunidades sem acesso à internet. (WM)