Montenegro tem vacina contra a febre amarela disponível

Após o Jornal Ibiá publicar na edição desta sexta-feira, 14, matéria sobre a febre amarela, os casos registrados em Santa Catarina, e a necessária vacinação, a reportagem recebeu relatos de falta desta imunização em Montenegro. Contatada, a enfermeira Nicole Ternes, responsável pelo setor de Imunizações de Montenegro, esclareceu que o município está vacinando contra febre amarela.

Chegou a ocorrer um desabastecimento, mas, ontem, dia 13, novas doses chegaram. A população pode buscar pela imunização em qualquer uma das salas de vacina da cidade: Ubs Centro; SMS, na Timbaúva; Esf, no Germano Henke; e Esf 3, no Industrial.

Santa Catarina, destino de muitos gaúchos a cada final de semana, registrou o terceiro caso este ano de febre amarela. Foi confirmada nesta quarta-feira, 12, a ocorrência a ocorrência da doença, desta vez no município de Blumenau – os outros dois eram de moradores de São Bento do Sul e Jaraguá do Sul.

A vacina contra a febre amarela está indicada com dose única a todas as pessoas de nove meses a 59 anos de idade e que ainda não tenham sido imunizadas. Pessoas acima de 60 anos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina. Essa indicação independe de viver ou visitar áreas com casos confirmados ou em análise no momento. Todos devem se vacinar. Mas, quem pretende ir a Santa Catarina, acaba de ganhar mais um motivo para conferir a caderneta de vacinação. Quem não sabe se tem essa imunização e perdeu o documento comprobatório deve ir ao posto e receber a vacina, já que tomar uma segunda dose não traz nenhum problema de saúde.

A febre amarela é transmitida por mosquitos. Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Últimas Notícias

Destaques