MÉDICO PIONEIRO na cidade defendia atendimento humanizado
Aos 74 anos de idade, faleceu nessa terça-feira, dia 12, o Dr. Luiz Carlos Arndt Bolze. O óbito ocorreu no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, onde estava internado. Segundo informações do filho, Carlos Daniel Bolze, complicações cardíacas foram a causa do falecimento. Bolze apresentava problemas de saúde há cerca de quatro meses.
Formado em 1973, Luiz Carlos Bolze foi o primeiro traumatologista a estabelecer-se em Montenegro, em 1975, tornando-se uma figura pioneira na área. Defendia a ideia de que “prestar um serviço humanizado e com qualidade é dever de todo o profissional médico”. Em 2003, fundou a Clínica Bolze em parceria com seus filhos, uma instituição dedicada à ortopedia e traumatologia, refletindo seu compromisso com a evolução na profissão e a busca pela realização de ideais médicos.
Heitor Wolff, sócio-proprietário da Realce Hidro e Natação, era amigo de Luiz Carlos e da esposa dele, Gilka Mariza Garcia Bolze, com quem jogava baralho nos finais de semana. Heitor conhecia Bolze há mais de 16 anos. “Vai fazer muita falta na mesa. Definir o Bolze não é simples. Era uma pessoa da paz sempre conciliando e ajustando as arestas que surgiam. Sempre tinha uma palavra boa a dar aos outros e um coração muito generoso. A melhor definição que posso dar deste meu amigo é que ele era um paizão. Simples assim”, diz Heitor.
A Prefeitura de Montenegro emitiu nota pelo falecimento do Dr. Bolze. “A Administração Municipal, através do prefeito Gustavo Zanatta e do vice, Cristiano Braatz, manifesta seu pesar pelo falecimento do médico Luiz Carlos Arndt Bolze […] Bolze teve destacada atuação comunitária, por meio do Lions Clube e de movimentos da Igreja Católica, como o Cursilho da Cristandade. Sua clínica foi diversas vezes premiada pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados à população”, diz parte do texto.
A Clínica apareceu como a mais lembrada pelos montenegrinos por mais de 20 anos consecutivos, nas pesquisas feitas pelo Top Ibiá de Preferência. Em 2023, Luiz Carlos não participou da festa de entrega do prêmio; ele recebeu o troféu em seu local de trabalho.
Dr. Bolze era membro do Lions Clube Montenegro. A agremiação também postou pesar pela perda do leonino. “Por mais de 47 anos dedicados ao clube e suas ações solidárias, os mais sinceros agradecimentos de todos os companheiros por toda a sua dedicação e desprendimento às causas dos menos favorecidos. Que Deus o tenha em boas mãos e muita força a toda a família, amigos e companheiros. Vá em paz!”.
Nas redes sociais, a comunidade em geral e ex-pacientes da Clínica Bolze manifestam seus sentimentos e gratidão pelos serviços do médico. “O Dr. Bolze não foi só um médico, mas um amigo. O carinho que ele tratava seus pacientes era incrível. Tive o prazer de ser paciente dele por muitos anos e me entristeço com esta notícia”, diz Ana Paula Hendges.
Luiz Carlos deixa três filhos: Maurício de Garcia Bolze, Laura Bolze Fonseca, Carlos Daniel de Garcia Bolze, e a esposa Gilka Mariza Garcia Bolze. O velório ocorre a partir das 8h30 desta quarta-feira, 13, na Capela Hartmann. A cerimônia de encomendação será realizada às 15h. Às 16h, o corpo será levado para São Leopoldo onde, às 18h, será realizada a cremação reservada à família.