Montenegro retoma mutirão de cirurgias de Hérnia e de Vesícula

PROCEDIMENTOS serão realizados no Hospital Montenegro 100% SUS a partir de março

A Administração Municipal de Montenegro, através da secretaria municipal da Saúde, e o Hospital Montenegro (HM 100% SUS) retoma, a partir desta quarta-feira, dia 15, o mutirão de cirurgias de Hérnia e de Vesícula. O início dos procedimentos irá ocorrer em março, mas os pacientes devem ficar atentos ao chamado para atualização de exames e cadastros.

O mutirão de cirurgias, promovido pela Prefeitura de Montenegro, teve início em 2022, mas teve sua primeira etapa encerrada no fim do ano. De acordo com a secretária de Saúde do município, Andréia Coitinho da Costa, no ano passado foram realizados 48 procedimentos. A demanda total é de cerca de 100. Muitos pacientes estão na fila desde 2020.

A retomada das cirurgias foi divulgada nessa terça-feira, dia 14, pela secretária Andréia e pelo Analista Administrativo do Hospital Montenegro, Alexandro da Silva. “Essa parceria com a Prefeitura de Montenegro, através da secretaria municipal de Saúde, vai colocar toda nossa estrutura e expertise para atendimento à população”, explica Alexandro.

A contratação do Hospital para a realização das cirurgias foi possível porque a instituição se credenciou como prestadora de serviço junto ao Consórcio Intermunicipal CIS-Caí. A parceria firmada entre a Administração Municipal e o HM trará facilidade aos pacientes quanto ao deslocamento, pois, na primeira fase, os procedimentos eram realizados no Hospital Sagrada Família, em São Sebastião do Caí.

Conforme o prefeito Gustavo Zanatta, a ação da Prefeitura é mais um investimento na qualidade de vida dos montenegrinos. “É mais uma tarefa do Estado que o Município está assumindo para reduzir o sofrimento das pessoas”, diz o gestor.

Agora o desafio é contatar os pacientes cadastrados para que não percam a oportunidade. “Estamos chamando os pacientes para fazer ou atualizar os exames e, no começo de março, começam as cirurgias”, explica a secretária de Saúde. Pessoas com cirurgias agendadas devem manter atualizados dados de endereço e telefone, no cadastro da secretaria da Saúde, para contato.

Últimas Notícias

Destaques