Montenegro recebeu duas máquinas na manhã desta terça-feira, 10, em ato realizado em frente ao Palácio Rio Branco. Um trator 4×4 100CV e uma retroescavadeira. Montenegro é uma das quase 300 cidades beneficiadas na aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas pelo Governo do Estado.
Destinado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, o trator e a retroescavadeira serão utilizados com a finalidade de produção pecuária, em especial atendendo os pequenos agricultores familiares. Pelo Termo firmado, o trator 4×4 100CV e a retroescavadeira ficam cedidos ao município até dia 31 de dezembro de 2020, podendo ser prorrogado mediante manifestação de interesse.
Ao todo, mais de 400 máquinas entre tratores e retroescavadeiras foram adquiridas através de emenda parlamentar da bancada gaúcha no Congresso Nacional. É um esforço, que gira na casa dos 65 milhões, resultante da união entre os governos federal e estadual junto ao parlamento gaúcho.
O maquinário chega através do Termo de Cessão de Uso de Bens nº222/2018 que entre si celebram o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, e o município de Montenegro.
O ato desta manhã, contou a presença de Secretários Municipais e servidores da Administração Municipal. Representantes da Câmara Municipal de Vereadores, também estiveram presentes.
Na oportunidade, o prefeito Carlos Eduardo Müller, o Kadu, lembrou a trajetória pela vinda das máquinas, assim como os esforços iniciados pela Administração Municipal junto ao Deputado Ernani Polo, então Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, para viabilizar a vinda das máquinas ao município. Ainda, reforçou que, com a chegada delas, é possível ampliar as ações de trabalho, direcionadas pelo executivo, podendo reverter diretamente em favor da comunidade montenegrina. “Belas ferramentas para nos auxiliarem no desenvolvimento da agricultura”, finalizou Kadu.