O mutirão de cirurgias de Vesícula e de Hérnia, realizado pela Secretaria de Saúde de Montenegro, busca 50 pacientes da fila de espera. Eles estão entre aqueles aguardando pelas intervenções desde os anos 2020 e 2021, e ainda não se manifestaram. Na semana passada Montenegro encaminhou um segundo grupo para pré-consulta, necessária à realização dos procedimentos marcados para os próximos dias.
A secretária, Andréa Coitinho da Costa, explica que quando as pessoas não atendem ao chamado torna impossível saber se ainda precisam ou não fazer a cirurgia. Além do mais, a situação trava o avanço do processo para o grupo que recebeu o diagnóstico de cirurgias em 2022. A saída da Saúde foi estabelecer um prazo. Quem está aguardando há mais de um ano deve se manifestar na Secretaria (avenida Via II – Senai) até esta quarta-feira, dia 16, para não perder a vaga neste mutirão.
As cirurgias serão no Hospital de São Sebastião do Caí, em contratação é via Consórcio CIS Caí e custeada pelo município. Os recursos são provenientes do pagamento dos valores devidos aos municípios em razão da execução de programas estaduais de saúde nos exercícios de 2014 a 2018, totalizando R$ 253.000,00.