Plataforma online permite criação de empresas em até dez minutos
Na tarde dessa segunda-feira- 5, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo lançou oficialmente o Programa Tudo Fácil Empresas, plataforma que permite abertura de empresas de baixo risco em até dez minutos de maneira totalmente online e gratuita. A plataforma deve iniciar funcionamento em janeiro de 2023. No lançamento, estiveram presentes compondo a mesa, além de integrantes do Legislativo de Montenegro, Lauren Mombach, presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS); Cláudio Gastal, secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Estado; Cristiano Braatz, vice-prefeito de Montenegro e secretário de Indústria, Comércio e Turismo; presidente da Câmara Municipal de Vereadores Talis Ferreira e o prefeito Gustavo Zanatta.
Segundo Cláudio Gastal, Montenegro é a 15ª cidade a receber o programa em todo o Estado, sendo a primeira do Vale do Caí. Ele pontua que o objetivo é que todos os municípios do RS adquiram ao programa. “O prefeito Zanatta tem a responsabilidade de convencer os demais prefeitos a entrarem no Tudo Fácil Empresas. Eu sempre digo que não somos ilhas, onde algumas têm excelência e outras não, temos que ser arquipélagos. Efetivamente, vamos ter feito um trabalho exemplar quando 100% dos municípios do RS estiverem com esta plataforma”, enfatiza.
A plataforma Tudo Fácil Empresas, disponibilizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e coordenada pelo DescomplicaRS, JucisRS e Sebrae RS, tem o principal intuito de desburocratizar o fluxo de abertura de empresas de baixo risco, oferecendo o serviço de maneira automática e ágil. Trata-se de um avanço no sistema Integrador Estadual da Junta Comercial do RS no ambiente da RedeSimRS. No site, o empreendedor passa por dez etapas em, no máximo, dez minutos. São elas: viabilidade de endereço; dispensa de licenciamento do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária Estadual, dos órgãos Municipais e do Meio Ambiente Estadual; inscrição Tributária Municipal e Estadual; alvará de funcionamento e registro na JucisRS.
Cristiano Braatz aproveitou a oportunidade para reiterar a importância da parceria entre Montenegro e o Governo do Estado, que cada vez mais traz projetos para dentro do município. “Hoje é um dia muito especial. Eu quero agradecer as secretarias de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Obras Públicas. Sem o trabalho deles, com certeza não teríamos atingido este objetivo”, destaca. “Ao mesmo tempo em que o Município oferece isenções de impostos e serviços para implantação de novos empreendimentos, assim como ampliação dos já existentes, reduz o prazo para emissão das guias e de alvará. A meta é criar um ambiente propício aos negócios e, como resultado, arrecadar mais impostos a médio e longo prazo, para investir na qualidade de vida da população”, ressalta.
Zanatta pontua que o principal objetivo é, em parceria com o Estado, desburocratizar a questão política que, muitas vezes, envolve os empreendedores. “A gente quer fazer melhorias na desburocratização até mesmo dentro da nossa Prefeitura para que a gente consiga ter mais celeridade no processo dentro do município”.