Montenegro contabiliza quase 100 focos de Aedes aegypti em janeiro

Até essa segunda-feira, dia 30, a Vigilância em Saúde de Montenegro contabilizou 98 amostras positivas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, nos bairros do município. De acordo com a chefe da Vigilância, Beatriz Garcia, as amostras são contabilizadas em tubos de coletas. Em janeiro, foram 98 “tubitos” encontrados com focos de Aedes. Em cada recipiente, há cerca de 10 larvas, ou seja, o número de focos é ainda maior.

“É um dado que preocupa, tendo em vista que estávamos, no final do ano passado, conseguindo controlar a situação do mosquito na cidade”, enfatiza Beatriz. A ocorrência das temperaturas mais altas, nos últimos dias, e o período de férias, que faz as pessoas ficarem mais tempo fora de casa, são alguns dos fatores que estão contribuído para o aumento de focos na cidade.

Atualmente, duas pessoas estão com suspeita de Dengue no município. Beatriz salienta que não há casos confirmados na cidade, mas que, se os cuidados não forem tomados, nos próximos dias, a possibilidade de haver confirmações é alta. Os dois pacientes com suspeita residem no bairro Centenário. No entanto, esse não é o bairro com maior número de focos deste ano. Duas comunidades estão bem na frente das outras: o São Paulo (49 focos) e o Centro (30).

A Vigilância alerta para os cuidados com ralos, piscinas plásticas e bromélias, que são os locais onde se concentra o maior número de focos do Aedes na cidade.

Focos por bairro
São Paulo 49 focos
Centro 30 focos
Rui Barbosa 7 focos
Olaria 3 focos
Centenário 2 focos
Germano Henke 2 focos
Santa Rita 2 focos
Ferroviário 1 foco
Senai 1 foco
Municipal 1 foco

Últimas Notícias

Destaques