Montenegro contabiliza mais de 200 casos de Covid-19 em uma semana

Imunizante da Pfizer pediátrica contra a Covid está em falta

A Prefeitura de Montenegro contabilizou, do dia 28 de dezembro até a última terça-feira, 3, 216 novos casos de Covid-19 no município. A preocupação agora é com os dados do período de Ano Novo, quando ocorreram festas e confraternizações para a chegada de 2023. Os números devem chegar no final desta semana. De acordo com a chefe da Atenção Básica, Camila Anversa, que ocupa interinamente o posto de secretária de Saúde, mesmo que não haja uma taxa de mortalidade comparável aos anos anteriores, é importante que a população tome os cuidados necessários para evitar contrair a doença e sofrer com as consequências do vírus.

O setor reforça o apelo para que todos completem o esquema vacinal e recomenda o uso de máscaras, principalmente em lugares de muita aglomeração. “A vacina é fundamental para aumentar a proteção do corpo contra a Covid”, ressalta. Segundo Camila, o uso de máscara é importante não só para evitar contrair a doença, mas também para coibir a proliferação do vírus. “O uso é recomendado principalmente para as pessoas dos grupos de risco, que precisam se cuidar mais para não contrair a Covid-19”, enfatiza.

Esta nova “onda” da Covid-19 é provocada pela BQ.1, uma sublinhagem da variante Ômicron, que carrega mutações em pontos importantes do vírus. Ela é caracterizada pela rapidez com que se espalha, mas seu nível de risco é semelhante às outras. Logo, as chances de contrair a doença caem bastante se a pessoa estiver plenamente imunizada.

Secretária esclarece sobre os protocolos nos postos de saúde
Em entrevista ao programa Estúdio Ibiá desta quarta-feira, 4, a secretária interina de Saúde, Camila Anversa, esclareceu as dúvidas sobre os protocolos de atendimento em casos de Covid-19 nas unidades de saúde do município. Segundo Camila, qualquer pessoa com pelo menos dois sintomas da doença deve procurar atendimento para fazer o teste. “Os pacientes sintomáticos tem do primeiro ao sétimo dia para coletar o teste e todas as unidades de saúde são orientadas da mesma forma sobre a coleta. O que pode diferir nessas unidades é a conduta do médico, que pode variar conforme o paciente”, aponta.

Já a enfermeira Cândida da Mota, que atua no monitoramento da Covid-19 no município, explicou que o período de atestado concedido aos pacientes com a doença variam conforme o calendário de vacinação. “Se o paciente está com a vacinação incompleta, ou não fez nenhuma dose, ele deve ficar em isolamento por dez dias, desde o início dos seus sintomas. No caso das pessoas que têm o calendário de vacinação completo, ela fica em isolamento por sete dias”, pontuou.

A secretária interina, Camila Anversa, destacou ainda que Montenegro tem dados positivos sobre a cobertura vacinal da primeira dose da vacina contra Covid-19: cerca de 90%. No entanto, o número cai para em torno de 60% na segunda e terceira dose. “O que a gente percebe é que quando se tem um aumento de casos, também aumenta a procura pela vacina. Mas é importante que a população sempre procure os postos de saúde para colocar a vacinação em dia”.

Vacinação com a Pfizer pediátrica depende de repasse de doses pelo Estado. FOTO: arquivo Ibiá

Vacinação com a Pfizer pediátrica contra a Covid é interrompida por desabastecimento
Devido a um desabastecimento por parte governo do Estado, a Prefeitura de Montenegro interrompeu a vacinação contra a Covid-19 da Pfizer pediátrica. Assim, crianças de 5 a 11 anos ou que necessitem completar o esquema vacinal com o imunizante terão de esperar um novo repasse do imunizante.

Segundo a chefe do setor de Imunizações, Nicole Ternes, por determinação do Ministério da Saúde, as crianças acima dos 5 anos que já fizeram a primeira dose com a Pfizer só poderão receber doses do mesmo laboratório. Os outros públicos seguem podendo se vacinar normalmente na sede da Secretaria Municipal de Saúde e na UBS Centro. A servidora enfatiza que a Secretaria segue atenta e em contato com o governo do Estado para que os imunizantes sejam encaminhados ao município logo que chegarem. “Estamos controlando a situação e informaremos quando a vacinação desse público estiver liberada”, salienta.

Últimas Notícias

Destaques