A Vigilância em Saúde confirmou, nessa terça-feira, 24, a existência de mais casos de dengue em Montenegro. No total, 227 pessoas contraíram a doença no município e quatro ainda aguardam resultado de exame para confirmação. No entanto, a maior preocupação são os números de segunda para terça-feira: foram 13 novos casos positivos na cidade, o que tem feito a Vigilância reforçar, ainda mais, a atuação de combate ao mosquito.
Segundo a chefe da Vigilância, Beatriz Garcia, o fato preocupante é que esses dados acontecem em uma época de frio. “O calor é um ambiente propício para o mosquito procriar. Então esse aumento acontece em uma época, em tese, desfavorável para o inseto”, destaca. Ela enfatiza que os períodos mais frios costumavam facilitar o controle da dengue. “É imprescindível que todos olhem nos pátios e identifiquem se há ou não focos de água parada”, salienta.
No trabalho de bloqueio que a Vigilância tem realizado, foram encontradas larvas do mosquito transmissor, inclusive, na casa de pessoas que já contraíram a doença. “Desde a metade do ano passado, devido aos casos que ocorreram na oportunidade, estamos alertando para essa situação”, destaca Beatriz. (IF)