Legado de Tradição: conheça o gaúcho homenageado na Semana Farroupilha
Ivan Roza da Silva, 67 anos, é o típico gaúcho que se dedica a preservar as tradições de seu povo. Em 2023, tanta dedicação rendeu a distinção de Homenageado da Semana Farroupilha de Montenegro. Aposentado, o marido da dona Márcia Mergen e pai da Maria Eduarda, do Giovane e do Juliano Mergen da Silva, traz consigo, desde pequeno, o amor pela cultura gaúcha, e tenta passá-lo às novas gerações.
O tradicionalista nasceu na localidade de Passo Razo, em Triunfo. Em 1976 passou a morar em Montenegro. Chegou a integrar a Campeira do CTG Presilha Crioula. Já em 1997, ingressou no DTG Acácia Negra. Em 2012, se envolveu ainda mais no tradicionalismo quando passou a praticar a modalidade de laço de pai e filha com Maria Eduarda. Hoje, também orgulha-se por ver a neta, Maria Isabela, acompanhar suas atividades na campeira.
“Fui capataz e patrão do DTG Acácia Negra, logo após, fundador do CTG Acácia Negra. Atualmente sou diretor campeiro da 15° Região Tradicionalista”, conta Ivan. O CTG é como um segundo lar e seus membros como a extensão da própria família. “Passei por um momento muito difícil lutando contra o câncer, mas graças a Deus e às orações de amigos e familiares, estou me recuperando.
Ivan observa que nas últimas décadas, o tradicionalismo vem se perdendo de forma gradual. O motivo é relacionado, por ele, à falta de valorização e participação do público jovem, que muitas vezes não compreende a cultura do seu próprio Estado. Para ele, os tradicionalistas precisam transmitir a cultura aos mais novos. “O tradicionalismo é a cultura dos gaúchos, não o deixaremos ser esquecido”.
Ivan espera que a celebração da Semana Farroupilha 2023 seja mais uma possibilidade de aprendizado e preservação da tradição, através da qual os jovens compreendam a importância do tradicionalismo.