Assessoria, porém, informa que entregas estão ocorrendo normalmente
Os fornecedores de serviços e produtos não esperam. Atraso no pagamento, por parte do consumidor, é multa na certa ou suspensão do atendimento. Mas como fazer quando o problema não é a falta de dinheiro para a quitação de boletos, e sim o atraso na entregas dos documentos pelas agências dos Correios? Desde o início deste ano, usuários montenegrinos têm notado a demora nas entregas e, como consequencia, o prejuízo na hora de quitar as dívidas.
Patricia Griebeler, publicitária, é uma dessas pessoas. Ela identificou o problema no recebimento desde o fim de fevereiro. “Os carnês de IPTU da praia chegaram em datas separadas. São dois, um da casa e outro do estacionamento. O segundo chegou depois do prazo e tive que ir até à Prefeitura de Capão da Canoa para solicitar uma guia autorizada”, desabafa.
Segundo ela, as contas com vencimento para o último dia 10 de março também não chegaram. “O que não consegui pagar, solicitei segunda via”, afirma.
Nem mesmo o boleto da escola em que o sobrinho estuda, e que é gerado na cidade, foi entregue regularmente, conforme a publicitária afirma. Patricia ainda explica que diversos pais de alunos da instituição de ensino também queixaram-se da mesma situação.
“Fico pensando nas pessoas mais velhas, ou sem acesso à internet. Se não recebem, farão o quê? E o pior é que se existe alguma dificuldade por parte dos Correios, penso que deveria ser amplamente divulgado, o que não vai acontecer”, conclui.
Mesmo problema é registrado em bairros diferentes
O problema parece geral e abrange diversos bairros de Montenegro. Patricia é moradora do Centro, mas Ana Paula Monteiro, 28 anos, reside no outro lado da cidade, no Santo Antônio.
Ana explica que os atrasos na entrega de faturas do cartão de crédito, telefone e Unimed iniciaram depois do Carnaval. “Nenhuma correspondência está chegando aqui em casa”, queixa-se.
Em contato com os Correios da cidade, a informação que ela obteve é de uma alteração nos dias de entregas. “O aviso foi de que, em uma semana, o entregador passará na segunda, quarta e sexta-feira e, na seguinte na terça e quinta”, diz.
Como única opção, ela pagou todas as contas pela internet. “Acho que de alguma forma poderiam avisar para que pudéssemos nos programar. Quem não consegue gerar uma segunda via online, por exemplo, como fará para manter as contas em dia?”, questiona.
Isabel Cristina Porto Bastos, 59 anos, recepcionista, é moradora de outra localidade, o Rui Barbosa. Desde o início do ano, segundo ela, as faturas vêm após o vencimento, ou em endereço errado. Para conseguir regularizar as contas, a solução é ligar para os emissores e solicitar o código de barras.
Adriane Boff, 26 anos, estagiária de Jornalismo, moradora do Centro, teve o ritual de todo início de mês interrompido e faz parte do grupo de prejudicados. Ela, que recebe as faturas de água, internet e condomínio, já separa e distribui “uma vela para cada santo”, como diz, ficou sem a internet de março. Quanto mais se aproximava da data de vencimento da conta, as chances do papel chegar foram diminuindo. “Foi aí que eu solicitei uma segunda via por e-mail e me avisaram que já tinha sido emitida, que o problema era no Correio”, destaca.
O quadro, de acordo com ela, é de falta de consideração com os usuários do serviço. “É tanta coisa na cabeça, no dia a dia, que há a possibilidade do esquecimento. Aí o prejuízo é pagar uma multa ou o risco de ter o serviço cancelado”, termina.
A assessoria de comunicação dos Correios no Rio Grande do Sul alega que as entregas seguem sendo feitas normalmente em Montenegro. Porém, em casos isolados, e eventualmente, podem ocorrer situações de atrasos pontuais, que deverão ser verificados de forma individual.
Fusão de agências dos Correios
Os Correios anunciaram, em fevereiro, um projeto de fusão de suas agências em municípios com mais de 50 mil habitantes. A mudança será gradual. No Rio Grande do Sul, serão 11 agências fundidas, das quais duas já foram incorporadas a outras unidades em Porto Alegre. Nos próximos meses, segundo divulgação da assessoria da empresa de entregas, mais três unidades da Região Metropolitana passarão por esse processo. Uma de Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí, e outra de Novo Hamburgo. Para Montenegro, não está prevista nenhuma integração, de acordo com a assessoria de comunicação da organização.
A orientação, conforme divulgação da empresa, é de que os clientes acessem o site dos Correios e, no ícone “Rede de Atendimento”, informem-se sobre a agência mais próxima de sua localização.