Gabriel Henrique Paes Alves mira o ouro em 2023
A 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), que ocorreu em 2022, teve, entre os seus medalhistas, o montenegrino Gabriel Henrique Paes Alves, de 11 anos. Em sua estreia realizando a prova, Gabriel, que é aluno da EMEF José Pedro Steigleder, conquistou a medalha de bronze. Mas, até chegar ao resultado, ao caminho não foi fácil.
A mãe, Cristina Paes, 44, relembra que o menino não pôde comparecer na aula no dia que foi realizada a primeira prova da OBMEP, que, segundo eles, funciona como uma espécie de seleção para a prova principal – a segunda etapa. Apenas depois da avaliação foi quando Gabriel soube que a prova ocorreu. “Eu fiquei muito desapontado”, relembra. “Entrei em contato com o vice-diretor da escola e ele foi solícito em ajudar o Gabriel a fazer a prova em outro dia”, conta a mãe.
“Quando eu soube que ia conseguir fazer a prova, eu pensei que era a minha chance e eu não podia desperdiçar. Tinha que colocar o conhecimento que eu tenho na cabeça em prática”, afirma o garoto. Mesmo tendo a oportunidade de realizar o teste, ele não teve nenhum dia para estudar. “Fui com o conhecimento que eu tinha e consegui passar”, conta.
Ele lembra que os assuntos que sentiu dificuldade foram foco de estudo para a segunda fase. Para a segunda prova, Gabriel teve dois meses de aprendizagem constante, sempre em casa e muito apoiado pela mãe e o pai, Carlos Eduardo Alves, 48. Seu estudo foi baseado, principalmente, em provas antigas da OBMEP. “Minha mãe imprimiu as primeiras provas da OBMEP e eu fui resolvendo. Depois, eu verificava as correções delas no site oficial e ia aprendendo com os erros”, conta. “Eu nunca fui muito boa em matemática como ele, eu estou aprendendo e ensinando ele”, acrescenta.
Gabriel assume o nervosismo no dia da prova, mas conta que caiu todos os conteúdos que estudou. Ele afirma que estudou buscando pela medalha, mas nunca imaginou que ganharia. “Quando eu vi o resultado, eu perguntei o que o meu nome tava fazendo ali. Não acreditava que tinha ganhado, eu explodi! Aquilo era incrível”, relembra, animado e muito orgulhoso. Agora, recém-aprovado para o sétimo ano, Gabriel conta novamente com o apoio da família para buscar o ouro. “É isso que eu estou mirando. Agora é a corrida do ouro”, conclui.
Estudos, leitura e muito empenho
Se engana quem pensa que a busca de Gabriel por conhecimento foi apenas para passar na prova da OBMEP. Sua estante cheia de livros mostra que o menino é estudioso. “Se ele não está fazendo nada, ele vai ler”, conta a mãe. O jovem começou pelos famosos gibis e passou por diversas obras. Gabriel, que ganhou livros no último Natal, ressalta que o livro de ciências é atualmente seu favorito. A mãe conta que o filho começou a ler com apenas quatro anos de idade. Segundo ela, muito de sua aprendizagem, principalmente na área da matemática, eles devem às escolas do Paraná, local onde moraram por cerca de três anos.
Outro hobbie de Gabriel é resolver cubos mágicos, com rapidez e muita agilidade.O menino relembra que sempre gostou de matemática e que, com o passar dos anos, isso apenas se fortaleceu. “Eu sempre tive uma paixão por matemática e agora que estão entrando os anos mais pegados, eu me aprofundei mais, porque eu vejo que tem alguma coisa que me aproxima da matemática”, destaca.
Confira os alunos da região que receberam Menção Honrosa
Montenegro
Ryan Bom Behrens (EMEF José Pedro Steigleder )
Livia Porto Reis (EMEF Walter Belian)
Vitor Kaua Helfenstein (EEEF Tanac)
Rivelino Hesel (EEEM Delfina Dias Ferraz)
Marjorie Behrens Garcia (EEEF Tanac)
Adrian Matheus Kleinschitt de Avila (EMEF Prof. Maria Josepha)
Bruna Berg Kauer Pereira (EMEF Walter Belian)
Magnus Duarte Altenhofen (EET São João Batista)
Douglas Henrique da Silva Leal (EET São João Batista)
Lucas Maciel Marques (EET São João Batista)
Decian Pasini da Luz (Colégio Sinodal Progresso)
Augusto Ramage Correa Lopes (Colégio Sinodal Progresso)
Diego Scherer Sfreddo (Colégio Sinodal Progresso)
Pareci Novo
Livia da Silva Riffel (EMEF Beato Roque)
Taís de Mello Klein (EEEF José Pedro Mendel)
SÃO JOSÉ DO SUL
Michele Altenhofen Petry (EEEM São José do Maratá)
Rafael Klein Furh (EMEF Prof. Valeria Maria Kirch)
BROCHIER
Pedro Joaquim Lermen (EEEM Erni Oscar Fauth)
Ian Ferroni Brochier (EEEM Erni Oscar Fauth)
Maria Paula Moutinho (EEEM Erni Oscar Fauth)
Leonardo Buttenbender (EMEF Emílio Bauer)
João Pedro Koch Schreiner (EMEF Emílio Bauer)
MARATÁ
Cleiton José Klaus (Colégio Engenheiro Paulo Chaves)
Nicole Amanda Schmidt (EMEF Pedro Cristiano Hoher)