Mombach e Amarti promovem a identidade cultural de Montenegro

Parede de 96m² estampará arte com símbolos do município

Em uma parceria com o Supermercado Mombach, a Associação Montenegrina dos Artistas, a Amarti, realiza mais uma ação com o intuito de promover a identidade cultural de Montenegro, o berço da bergamota montenegrina. Na parede do estacionamento do mercado, de 96m², na Buarque de Macedo, uma das imagens gráficas criada pela artista Lisa Borchardt já está sendo estampada pelas mãos de Marcos Alex, outro artista da associação. Marili Mombach Friedrich, diretora da rede de supermercados, explica que o objetivo principal é valorizar o município e destaca a importância de, como empresa montenegrina, apoiar artistas e artes locais. “Precisamos fazer com que todos conheçam a nossa história, nossos artistas locais e este trabalho tão bonito que está sendo feito através da Amarti”, destaca.

Lisa afirma que o apoio da rede é inspirador. “É gratificante e mágico. A gente carrega o título de Cidade das Artes, capital do Tanino e da Citricultura, então temos muito a honrar. Essa arte que estamos fazendo brotou do amor pela cidade, que compartilhamos com a Amarti. Eu acredito na força dessa entidade representativa”, afirma. A artista explica que a obra nasceu pela inspiração dos primeiros personagens montenegrinos que criou, em 2012, o Tio Berga e a Dona Lara. “De lá para cá conheci outros personagens que nasceram na cidade e acrescentamos também. A obra é uma imagem lúdica, carinhosa, que representa o sonho de uma cidade encantadora”, pontua.

Marcos, o artista que está dando vida à imagem criada por Lisa, realiza este trabalho há pelo menos 35 anos e reconhece a sorte em ter a oportunidade e condição de fazer esta pintura. “Me considero um dinossauro em extinção na pintura. Sou chamado para fazer trabalhos em outras cidades da região por causa das minhas obras em Montenegro e isso é a melhor coisa que tem, ser conhecido por um trabalho bom”, salienta. Dentre diversas obras, Marcos destaca a pintura do muro no abrigo Pão dos Pobres, também em Montenegro.

A pintura ocorre, ainda, como um incentivo e cartão postal para a 1ª Festa Nacional das Artes e da Citricultura de Montenegro, a FenAciturs) 2022, que ocorrerá de 1° a 31 de maio, com programação diversificada e descentralizada. O intuito da festa também é potencializar as artes e a produção de citrus do município.

Neste ano, no mesmo projeto, Lisa lançou mais nove imagens que estampam camisetas para venda. Todo produto vendido terá 10% do valor repassado para a Amarti, que ajudará na promoção de projetos. Lisa conta que os direitos autorais das artes criadas por ela já são da Amarti, e salienta que qualquer pessoa que queira utilizar as artes sem finalidades políticas ou para benefício próprio em comercialização, pode utilizá-las.

Já quem tiver interesse em vender produtos com as artes deve entrar em contato com a Associação para um acordo que valorize o trabalho e a artista. Além de ter a arte estampada na parede do supermercado, a rede custeou 50 camisetas prontas para a venda para a associação. Quem tiver interesse em adquirir deve entrar em contato com a Lisa, através do número (51) 9 9905-1906.

Últimas Notícias

Destaques