Mirando em nova concessão, Prefeitura encaminha reforma do antigo restaurante do Centenário

A Prefeitura de Montenegro lançou edital de licitação para contratar a recuperação do prédio do antigo restaurante do Parque Centenário. As obras estão orçadas em R$ 335 mil a partir de um projeto de reforma desenvolvido pelo engenheiro Orlando Aguilera, da secretaria municipal de Obras Públicas. Estão previstas substituição do telhado e de parte dos pisos, impermeabilização de paredes, reforma da fachada com layout integrado com as demais melhorias do Parque, novos banheiros e acessibilidade para deficientes. “O restaurante terá dois ambientes, um interno e outro externo, com cobertura em policarbonato, o que permitirá atender a diferentes públicos”, explicou Orlando, em material divulgado nessa quarta-feira, 10. A abertura das propostas das empresas interessadas ocorre em 9 de setembro.

Havendo sucesso na contratação, a Administração Municipal prevê prazo de quatro meses para a execução da obra. Depois, como ocorria no passado, deve ser lançado chamamento público para a concessão do prédio para a abertura de restaurante. De acordo com o Executivo, chegou a ser avaliada a possibilidade de fazer parceria com a iniciativa privada, de modo que uma empresa já assumisse a reforma em troca da exploração comercial do espaço, mas as sondagens não tiveram resultado em função do valor do investimento.

Engenheiro Orlando Aguilera é responsável pelo projeto. FOTO: ACOM/PREFEITURA

Da última vez que uma empresa explorou o espaço como restaurante, ele acabou fechando em meio a uma polêmica. A organização que ocupava o local devia vários meses de aluguel à Prefeitura, alegando já ter gasto com investimentos no prédio. O caso foi parar na Justiça, com pedido de reintegração de posse. Após, quando o imóvel foi desocupado, ele ainda foi usado pelo Grupo Tarca de Arte; e, em 2013, para abrigar a Biblioteca Pública do Município enquanto a sede original era reformada. A edificação abrigou o acervo de livros até o fim de 2020.

Nesse meio tempo, houve uma tentativa de concessão num formato em que a empresa que assumisse se responsabilizaria pelas reformas necessárias. Foi em 2010, quando o Governo Percival editou uma lei prevendo exatamente isso; num investimento que, na época, seria de R$ 58 mil. Acabou não indo pra frente. O dispositivo legal é válido até hoje e prevê que, lançado chamamento público, a concessão valha por cinco anos; prorrogáveis por mais cinco. O atual governo, porém, informou que ainda avalia como serão as regras da nova concessão. “Trata-se de um espaço nobre, que não pode mais ficar abandonado. Eu vivi parte dos bons tempos do Restaurante Centenário e espero que muitas outras pessoas possam ter esta experiência”, comentou o prefeito Gustavo Zanatta.

Últimas Notícias

Destaques