Ministério da Saúde fecha compra de até 100 milhões de doses da CoronaVac

O Ministério da Saúde anunciou nesse sábado, 9, a assinatura de contrato com o Instituto Butantan para adquirir até 100 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo órgão em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O imunizante contra o novo coronavírus deve ser distribuído com exclusividade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para todos os Estados, simultaneamente.

Segundo o Ministério, o contrato envolve a compra inicial de 46 milhões de unidades, prevendo a possibilidade de renovação com a aquisição de outras 54 milhões de doses posteriormente. Ainda na sexta-feira, 8, o Instituto Butantan e a Fiocruz, que produz a vacina de Oxford no Brasil, entraram com pedido de uso emergencial das vacinas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado deve ser divulgado no prazo máximo de dez dias.

De acordo com o Ministério, a campanha de imunização gratuita deve começar assim que a Anvisa autorizar o uso das vacinas. Apesar de não ter uma data definida, nesta semana o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a aplicação poderia começar dia 20, na melhor das hipóteses.

Últimas Notícias

Destaques