Ministério da Saúde faz Consulta Pública sobre cuidado do adulto com AVC

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, (Saps/MS) disponibilizou um formulário eletrônico para receber contribuições que auxiliem na construção da Linha de Cuidado do Adulto com Acidente Vascular Cerebral (AVC). As contribuições poderão ser enviadas até 10 de janeiro de 2020. O arquivo para análise poderá ser acessado por meio do endereço eletrônico: bit.ly/LinhaCuidadoAVC.

A Linha de Cuidado é um material que traz padronizações técnicas relativas à organização do atendimento no sistema de saúde. Descreve a trajetória de cuidado adequada que o paciente deve percorrer ou o encaminhamento pela rede de assistência. O conteúdo tem informações relativas às ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação a serem desenvolvidas por equipe multidisciplinar em cada serviço de saúde.

Um dos objetivos do documento é focar no cuidado da pessoa e fortalecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS) ao promover a integração de ações, caracterizada pela formação de relações horizontais entre os serviços. Para a construção da linha, foi realizado o levantamento de dados de protocolos, diretrizes e normas técnicas previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde estaduais e municipais.

A consulta pública da Linha de Cuidado do Adulto com AVC está dividida por níveis de atenção/serviços, de forma a contemplar hipótese diagnóstica, regulação/transferência, confirmação diagnóstica, planejamento terapêutico e prevenção secundária. Ao final do formulário, clique em enviar para recebermos suas contribuições.

Vale destacar que o Hospital Montenegro 100% SUS é referência em atendimento a pessoas com AVC desde 2017. A casa de saúde atende cerca de 30 a 35 pacientes por mês com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral.

Últimas Notícias

Destaques