A comemoração do aniversário de 80 anos da Capela Nossa Senhora dos Navegantes contou com a presença de cerca de mil pessoas na Sociedade Cultural e Esportiva de Matiel, em Pareci Novo, no domingo, 2. Teve almoço, brincadeiras e sorteio de prêmios da ação entre amigos. A reunião dançante, no embalo da banda Raio de Sol, segue até o começo da noite. Mas, acima de tudo, o momento representou a integração entre as comunidades da localidade.
O presidente da Comunidade, Reni Caspary, estava feliz com a realização do evento. “É um momento de muita alegria reunir a comunidade. Todo mundo colaborar. Os evangélicos ajudam muito no trabalho”, conta, lembrando o fato de haver duas religiões predominantes no local. Ele mora na região há cerca de 20 anos, quando veio de Santa Catarina, e se sentiu logo acolhido pelos moradores.
No cardápio, esteve cerca de 600 kg de carne assados por cerca de 20 homens. Loivo Weber ajuda a organizar a função há cerca de 15 anos. “Todo mundo aqui trabalha por amor às comunidades, eu também participo das festas dos evangélicos com prazer. Cada um tem um papel no churrasco, um é responsável pelo fogo, outro traz a carne, outro espeta…”, ressalta e explica a divisão de tarefas no preparo do almoço.
Sem ter conhecimento sobre o grau de parentesco, na cozinha, a reportagem conversou com a esposa de Loivo. A fala dela vai ao encontro da do marido. “A nossa comunidade é muito unida, os evangélicos ajudam os católicos e vice-versa”, sublinha. Também atuando na cozinha, Nair Müller reforça o discurso. “Isso já vem desde antigamente, não é só de agora. A gente se ajuda sempre”, finaliza.
As obras da Capela iniciaram em 13 de agosto de 1939 graças ao esforço dos cidadãos. Dez anos depois, a construção foi concluída e substituiu o pequeno templo localizado ali próximo desde cerca de 1880.