A MetSul Meteorologia lançou ainda no domingo, dia 10, um alerta de novo episódio de chuva extrema vai atingir o Rio Grande do Sul nesta semana. A projeção da empresa especializada é que os acumulados sejam excessivos em áreas do Centro, do Oeste e o Sul do território gaúcho, com marcas que em apenas três a quatro dias de precipitação devem atingir entre a média e o dobro da média histórica de precipitação do mês inteiro.
Este será o terceiro episódio de chuva excessiva no Rio Grande do Sul neste mês, marcado até agora por chuva com volumes muito acima do normal no estado gaúcho com saldo trágico que chega a 42 mortos em consequência das precipitações extremas e absolutamente incomuns, embora previstas, do primeiro evento de chuva excessiva.
Para o Vale do Caí, o período de maior tensão será entre quinta-feira e sexta-feira, dias 14 e 15, quando um novo ciclone extratropical afetará também a região Serrana, onde estão nascentes de rios como o Caí. Mas tudo inicia pelo cenário da terça-feira, dia 12, quando no Norte do estado será um dia de sol e temperatura em 30ºC à tarde, enquanto na mesma hora estará fazendo 10ºC a 13ºC em cidades da Metade Sul. A frente estará em condição de semi-estacionária no Rio Grande do Sul e vai estar bloqueada por ar mais seco e quente sobre o Brasil com um áreas de alta pressão na Região Sudeste.
Ciclone deve voltar na quarta-feira
Na quarta-feira (13), no terceiro momento, uma área de baixa pressão avança do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Rio Grande do Sul, onde se aprofunda, voltando a reforçar a chuva sobre o estado com pancadas localmente fortes a torrenciais em diversas regiões e elevado risco de temporais isolados com granizo e rajadas de vento forte. Então entre quinta e sexta, no quarto momento deste episódio, o centro de baixa pressão migra para o Atlântico, onde se transforma em ciclone extratropical, e impulsiona uma frente fria com chuva e temporais isolados em toda a Região Sul.
Todavia, na análise da Metsul, os rios que preocupam são o Quaraí, Ibirapuitã, Jaguarão, Piratini e Camaquã, no Oeste e no Sul. No Centro do estado, atenção maior com os rios Ibicuí e Jacuí. Na sexta-feira, 15, ar mais seco e frio toma conta do Rio Grande do Sul e a instabilidade já deve estar afastada do estado. Será o começo de uma pequena sequência de dias com a presença do sol no estado gaúcho.