Metroplan determina retorno do “ônibus da Uergs”

Uma ordem de serviço expedida pela Metroplan determina retorno do “ônibus da Uergs”. Desta forma, a linha das 22h40min da Vimsa entre Montenegro e Porto Alegre retorna nesta segunda-feira, dia. Ela beneficia, especialmente, aos estudantes do campus Belas Artes da Univerdidade Estadual no município. A notícia foi divulgada pelo deputado estadual Matheus Gomes (Psol) em seu Instagram. Ele alerta que a retomada é em caráter de teste, e até o recesso de inverno.

A ordem sai depois de muita mobilização da comunidade universitária, com reuniões em Montenegro e uma audiência pública pedida pelo deputado na Assembleia Legislativa. “Por isso, é importante divulgarmos esse fato para que todas as pessoas, não apenas da universidade, mas da cidade, possam usufruir desse serviço”, aponta o parlamentar.

Na Audiência Pública da Comissão Permanente de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado (CSSP), realizada em maio, a Viação Montenegro alegou prejuízo na retomada em caráter experimental da ‘linha da Uergs’, no segundo semestre do ano passado. Seu representante, Alcides Azevedo, afirmou que, em 30 dias, a média foi de quatro a cinco passageiros por viagem e prejuízo de R$ 22.000,00 com cerca de 3.000 km/mês rodados.

Deputado defende subsídio do Estado

O custo inviável apresentado pela Vimsa no primeiro teste levou a Matroplan determinar a extinsão da linha. Por este motivo o deputado do Psol assina a importância de comunidade valorizar essa nova oportunidade de possuir uma horário noturno ligado à Capital. “Essa é uma mobilização importante na valorização que a Uergs precisa ter”, assinala Matheus Gomes.

No encontro de maio, Gomes defendeu o subsídio da linha a partir da Lei 15.908, sancionada em dezembro passado. Ela criou o um programa Emergencial de Compensações do Serviço Público Delegado, com aporte de R$ 100,8 milhões para demandas das empresas na pandemia.

Últimas Notícias

Destaques