Mesmo com chuva, níveis do Rio Caí seguem abaixo do normal

Corsan pede que a população faça uso consciente da água devido à estiagem

Devido à estiagem registrada nos últimos cinco meses, o abastecimento de água no interior de Montenegro está sendo afetado, bem como a captação do recurso para a agricultura e outros setores. Apesar da chuva dessa terça-feira, 12, o Rio Caí continua abaixo do normal. Para se ter noção, nesta época do ano, normalmente o nível do rio está em torno de 150cm a 200cm, mas segundo a Companhia de Riograndense de Saneamento (Corsan) o nível no Passo Montenegro é de 76cm e na Barca do Caí é de 145cm, de acordo com a verificação realizada durante a tarde, ou seja, inferior ao mínimo esperado.

Apesar disso, de acordo com a gestora da Unidade de Saneamento de Montenegro, Silvani Scheid, a captação de água do Rio Caí nos dois pontos está ocorrendo normalmente, e a expectativa da Companhia é que as chuvas do mês de maio beneficiem o abastecimento público, assim como a agricultura e a indústria. “As nascentes do Rio Caí estão localizadas no Município de São Francisco de Paula. A chuva na região Nordeste do Estado, aliada a topografia da região, facilita uma rápida recuperação dos níveis históricos do rio na nossa região. A falta de chuvas que persiste há vários meses pode, em algum momento, trazer prejuízos à nossa captação, o que ainda não ocorre”, explica.

Conforme o órgão, o uso racional da água deveria estar inserido no cotidiano de todo o cidadão diariamente, não só nesses períodos, mas ressalta que é importante racionalizar o seu uso. “Racionalizar o uso da água significa usá-la sem desperdício, não somente em época de estiagem, mas sempre. O uso racional da água é a solução para a preservação desse recurso, para que a água tratada nunca falte em nossas torneiras”, fala Silvani. Recurso finito no planeta Terra, sua preservação deve ser compromisso de todos.

Confira algumas dicas para economizar água no dia a dia
– Fechar a torneira ao escovar os dentes;
– Usar toda a capacidade da máquina de lavar e ajustar sempre o nível de água ao necessário para a quantidade de roupas;
– Ao limpar as calçadas usar a vassoura ao invés da mangueira para retirar a sujeira;
– Tomar banhos mais curtos;
– Redobrar os cuidados com os vazamentos;
– Reaproveitar a água para outras utilidades.

Últimas Notícias

Destaques