Mergulhadores do Grupamento Especial de Busca e Salvamento acabam de chegar em Montenegro para atuarem nas buscas por Nilton Cesar Cardoso Soares. O homem de 50 anos desapareceu nas águas do Rio Caí, junto ao Cais do Porto das Laranjeiras, enquanto nadava por volta do meio-dia desta sexta-feira, dia 22. Antes da chegada dos agentes de Porto Alegre, a guarnição local realizou varredura minuciosa com uso de “garateia” no leito. Um sinal de localização, mas onde a corda engatou em galho, foi verificada por um bombeiro de Montenegro que mergulhou.
Agora a projeção é que a busca siga até as 19h30min. Por volta das 16h45min a mãe do desaparecido chegou ao local, em frente à Câmara de Vereadores. Ela relatou que o filho sofria de convulsões e que nesta sexta-feira havia saído para providenciar a internação dele. Então o filho disse que iria almoçar, mas veio para Montenegro na companhia de amigos que trabalham em uma obra em Montenegro. Outra testemunha relatou à reportagem que Soares tinha problema com drogas. Os amigos que estavam com ele negam que tenha bebido cerveja durante o almoço.
Esse é o terceiro incidente somente neste verão. Em 23 de dezembro de 2018, domingo véspera de Natal, Natãn Mariano, de 26 anos, desapareceu nas águas quando foi nadar no trapiche perto do Clube Caça e Pesca. Mas seu corpo foi localizado somente na segunda-feira, dia 24, aproximadamente um quilômetro rio abaixo, preso à vegetação após emergir à superfície.
Já em 27 de janeiro, os Bombeiros resgataram o corpo de Marcos Finger, 52 anos, que por volta das 16 horas saiu de sua casa na frente do Cais para nadar. O corpo foi encontrando em seguida e no mesmo ponto. Finger tinha problemas de saúde e pode ter sofrido mal súbito devido ao esforço.