Gisele faz balanço do primeiro ano da sua gestão
Primeira mulher eleita prefeita de Maratá, Gisele Adriana Schneider (Republicanos) está completando um ano de governo ao lado do seu vice-prefeito Marcus Jacó Joner (Progressistas). Para falar um pouco sobre o trabalho da sua gestão nesses primeiros 365 dias de mandato, a prefeita – que foi eleita em 2020 com 47,69% dos votos – concedeu uma entrevista ao programa Estúdio Ibiá na quarta-feira, dia 29. Confira os principais pontos da conversa:
Ano de lapidação de projetos e de melhorar relações
Para a prefeita, 2021 foi um ano para se estabelecer no comando do Executivo através da lapidação de projetos e do melhoramento do relacionamento com comunidade, o Legislativo, entidades, indústrias e também dos servidores municipais. “Nós buscamos nos aproximar mais deles (servidores) até para reforçar a importância do serviço público, do serviço que nós entregamos para a nossa população”, explicou. Gisele reforça que vê nessa aproximação com os servidores uma das principais conquistas do seu primeiro ano de gestão.
“Claro, algumas obras foram feitas, mas a gente fez muitas coisas pequenas de lapidação mesmo, de melhoramento de projetos que já existiam e de planejamento de novos projetos”, analisou a chefe do Executivo marataense. “Nós planejamos muito, plantamos muitas sementes e eu acredito que agora, no próximo ano (2022), a gente vai começar a executar esses projetos”, reforçou.
Entre as conquistas desse ano, Gisele destacou o fato de Maratá ter sido contemplado no programa PavimentaRS, do Governo Estadual. Entre verba do Estado e contrapartida, serão cerca de R$ 1.100.000,00 para asfaltar um traçado de aproximadamente um quilômetro a partir da incubadora industrial em direção a Esperança. Inclusive, a prefeita também destacou a conclusão da pavimentação de um trecho de asfalto na mesma localidade.
A política também colocou entre as conquistas de 2021 a aquisição de um novo sistema de ensino para a rede municipal de Maratá – que será implantado nas escolas municipais a partir de 2022 –, a conclusão do Plano Municipal de Turismo, o embelezamento da cidade e o início do trabalho de regularização de 14 lotes localizados na área central do Município. Outro destaque dado por Gisele foi a realização da Oktoberfest e o sucesso de Maratá em manter em baixa o número de casos de Covid-19.
Prefeita prevê obras saindo do papel em 2022
Para 2022, Gisele prevê que obras saiam do papel. É o caso de uma pavimentação prevista para ocorrer em São Pedro do Maratá. Lá, segundo a gestora, falta apenas a liberação da Caixa Econômica Federal para que as obras tenham início. “A emenda já está empenhada e o projeto já está aprovado e licitado”, afirmou. Em situação semelhante encontra-se o projeto da rua coberta.
Ainda em questão de obras, a prefeita revelou que o Executivo também se movimenta com o projeto e a busca por recursos para a construção de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A prefeita também aguarda para o próximo ano a entrega de um caminhão que já foi adquirido e prevê avanços no setor primário.
De acordo com Gisele, o Executivo está trabalhando num projeto para poder subsidiar horas-máquinas aos produtores rurais. A ideia é que os agricultores contratem um serviço particular e, depois, a Prefeitura repasse a eles o valor gasto. “A Prefeitura não tem maquinário suficiente para dar conta de todo o trabalho de obras de Agricultura”, justificou.
Como estão promessas de campanha
Aperfeiçoamento do programa de bônus incentivo: foi criada uma lei que ampliou os comércios e empreendimentos nos quais os produtores rurais podem trocar o bônus. Para 2022, é pensado o aumento do valor do bônus em razão da alta dos preços dos produtos necessários para tocar a produção agrícola. Em 2021, segundo a prefeita, já foram mais de R$ 300 mil em bônus circulando no comércio local.
Ampliação do horário de atendimento do Centro de Saúde: em razão da pandemia do novo coronavírus – e com recursos oriundos para o seu combate – o espaço passou a ser aberto a partir de abril todos os sábado, das 8h às 14h, como forma de dar alívio a Hospital Montenegro (HM). Segundo a prefeita, a ideia é manter esse horário disponível nos próximos anos e mesmo com o fim da pandemia.
Atrair investidores para distritos industriais do Município: segundo a prefeita, três investidores já demonstraram interesse em construir pavilhões no distrito industrial que está sendo construído em Maratá Alto, às margens da rodovia Transcitrus no sentido a Linha Pinheiro Machado, interior de Brochier. O terreno já foi limpo e a Administração Municipal prepara para 2022 a terraplanagem dos lotes.
Aproximação entre Executivo e empresários locais: Gisele disse que a Administração Municipal vem fazendo visitas aos empresários locais e busca intermediar apoio e auxiliar naquilo que é de alcance do Executivo. Também foi realizada a parceria com o Sebrae para a realização de cursos de qualificação para os empreendedores marataenses.