Maratá: Gisele e Marcus avaliam primeiros 24 meses de trabalho

Prefeita e vice também falam sobre planos para o restante do mandato

A prefeita de Maratá, Gisele Adriana Schneider (Republicanos), e seu vice-prefeito, Marcus Joner (Progressistas), já completaram metade do mandato para o qual foram eleitos em 2020 com 47,69% dos votos válidos. Em entrevista ao programa Estúdio Ibiá, da Rádio Ibiá Web, a chefe do Executivo fez um balanço da gestão até aqui e falou sobre os planos para os 24 meses de mandato que ainda lhe restam. Por questões de acessibilidade, Marcus não pode estar no estúdio, mas também falou ao programa. Confira os principais pontos da entrevista:

Mais da metade do plano de governo cumprido
Tanto Gisele quanto Marcus destacaram o cumprimento de compromissos assumidos com a população durante a campanha, ainda em 2020. “Fazendo uma retrospectiva e avaliando o nosso plano de governo, nós atendemos em torno de 60% das demandas colocadas no plano”, revelou a prefeita. Ela salientou que ao mesmo tempo em que demandas foram cumpridas, outras foram sendo trazidas ao Executivo pela população.

“Realizamos ajustes em programas da Agricultura, para melhorar o atendimento e os benefícios ao setor primário, investimos muito na Educação, no Turismo, na Agricultura e no Desporto”, resumiu Marcus. O vice-prefeito destacou, ainda, a atração de novos moradores para a cidade. “Só em 2022, para vocês terem uma ideia, a secretaria de Obras e Serviços atendeu 40 protocolos de pedido de aterro para construção de casas”, contou.

Sobre os primeiros 24 meses de gestão, Gisele observou que boa parte deles foi marcada pela pandemia do novo coronavírus. No entanto, ela assegurou que o Município vive um momento de retomada. Como exemplo, citou a Kildare, que chegou a fechar a fábrica durante a pandemia, reabriu e agora conta com mais de 100 colaboradores e segue buscando trabalhadores.

A prefeita também fez questão de destacar os investimentos na área da Educação. “Nós conseguimos retomar no pós-pandemia com o turno integral em todas as escolas municipais – isso é um diferencial na região”, garantiu.

Desejo de concluir obras
Para os 24 meses restantes de mandato, Gisele revelou o desejo de concluir importantes obras no Município. Segundo ela, a burocracia travou obras prontas para iniciar. Além disso, ela contou que há pavimentações a serem concluídas, como trecho que liga o Centro de Maratá à localidade de Esperança. “A rua coberta também está praticamente pronta”, afirmou.

A prefeita enfatizou o desejo de concluir duas obras. Uma delas é um traçado de cerca de 400 metros da Transcitrus em Uricana – e que faz parte do traçado original da rodovia que liga o Vale do Caí ao Vale do Taquari. “É fundamental que a gente faça e conclua isso este ano. Não conseguimos mais a continuidade via ministério e via emendas, mas será feito – nem que seja com recursos próprios”, assegurou.

A outra obra citada por Gisele é a construção do Centro Turístico e Social. Segundo ela, houve o desejo de dar andamento no projeto. No entanto, ele não foi contemplado no programa Avançar RS do Governo do Estado. “Fomos contemplados (no programa Avançar RS) no esporte, na pavimentação, na parte de iluminação e também na saúde, mas na área do turismo ainda estamos pleiteando um recurso”, disse.

Avanços no desenvolvimento da indústria e do comércio
Conforme levantado em pesquisa on-line realizada pelo Jornal Ibiá em dezembro de 2021, quando do final do primeiro ano de mandato, havia o desejo da população marataense em ver mais investimento no desenvolvimento da indústria e do comércio. Segundo Gisele, isso ocorreu.

“Nós temos um novo distrito (industrial), que foi adquirido na gestão passada (de Fernando Schrammel). A terraplanagem está pronta para a instalação de uma empresa”, afirmou a prefeita. O Município também irá construir um pavilhão para posteriormente o ceder para empresa interessada. A chefe do Executivo de Maratá ressalta que já existem duas empresas interessadas em ocupar lotes nesse novo distrito industrial. Reforçou que o Município também tem disponibilidade de fazer parcerias com as empresas que buscam se instalar em Maratá, como o pagamento do aluguel do prédio a ser ocupado.

Em relação ao desenvolvimento do comércio e serviços em geral, Gisele destacou que o Município está buscando parceria com o Sebrae para realizar a oferta de qualificações, palestras e apoio técnico às empresas. Ela ressaltou, ainda, a criação do portal Criando Oportunidades (maratacriandooportunidades.com.br), onde empregadores podem registrar vagas e quem procura emprego pode divulgar seu currículo.

Importante para a economia de Maratá, o setor agrícola também apresentou avanços, segundo a prefeita. Entre os principais ganhos para a área, Gisele destacou a criação, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), do programa Agricultura Mais Forte, Crescimento para Todos e a criação do bônus integração, que dá incentivos para produtores integrados de aves e leite.

Oktoberfest e turismo
2023 é ano de Oktoberfest em Maratá. O tradicional evento ocorrerá em dois finais de semana. Conforme a prefeita, a movimentação nos bastidores já é intensa e a ideia é buscar parcerias para trazer shows nacionais para a festa. “A nossa última edição foi uma Oktoberfest mais caseira, mais para a comunidade (marataense) mesmo. Mas a próxima edição promete voltar a seguir o crescimento das anteriores”, afirmou. Gisele adiantou que a ideia é apresentar durante o Baile de Escolha das Soberanas, que ocorre dia 18 de março, as principais atrações que estarão na Oktoberfest de Maratá.

A festa é uma forma importante de fomentar o turismo na cidade, algo que a Prefeitura já vem fazendo, garantiu a prefeita. “O nosso papel (como Município) é deixar a cidade bonita, limpa e organizada, mas grandes investimentos têm que partir da iniciativa privada”, observou. Gisele salientou, ainda, que tais tipos de investimento já estão ocorrendo.

A chefe do Executivo marataense apontou que os parques municipais da Cachoeira Maratá e da Cascata Vitória têm recebido investimentos por parte dos responsáveis pelas suas administrações e também contou que a cervejaria GoldBier aus Maratá e a agroindústria Amigos da Nadir, ambas localizadas no distrito industrial de Uricana, trabalham na expansão de seus espaços.

Últimas Notícias

Destaques