Estrutura do SCAB misto Maratá ficará no Parque da Oktoberfest
Maratá agora está próximo da implantação do Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro padrão misto (SCAB misto) no município. Na terça-feira, 8, uma comitiva acompanhou a prefeita Gisele Schneider e o vice-prefeito Marcus Joner, na sede do 2º Batalhão de Bombeiros Militares, em São Leopoldo, para a assinatura do Termo de Cooperação de formalização da cooperação técnica e execução do serviço SCAB misto. Esteve presente no ato, o tenente-coronel Mauricio Ferro Correa, responsável pelo Comando Regional dos Bombeiros Militares do Vale dos Sinos e Vale do Caí.
Após a assinatura da prefeita, o termo segue para a secretaria da Segurança Pública do Estado, onde o vice-governador e secretário Ranolfo Vieira Júnior deve também assinar o documento. Em seguida, a Associação de Bombeiros e Socorristas Voluntários de Maratá – entidade já formalizada e que integra empresários e lideranças comunitárias da cidade – avança para a criação da base local onde a corporação se instalará. Segundo a Administração de Maratá, não há estimativa exata para a instalação, pois depende dos processos internos do Corpo de Bombeiros Militares e Secretaria Estadual da Segurança Pública, mas a expectativa é que não deva se estender por muito tempo.
Através de um termo de parceria com a Associação de Bombeiros, o Município deve ceder um espaço no Parque da Oktoberfest, com edificação, para sediar a base e a estrutura do SCAB misto Maratá. Conforme Gisele, a comunidade marataense terá grandes desafios, mas está convicta de que será um trabalho com impactos positivos aos cidadãos. “Entendemos que é preciso ter uma base preparada e equipe capacitada para atender a comunidade em momentos de sinistros, emergências e urgências, principalmente quando o assunto é incêndio. Teremos equipamentos e veículos adequados para este tipo de trabalho, além de outros benefícios”, argumenta.
A Administração Municipal, juntamente com a Associação de Bombeiros e Socorristas Voluntários de Maratá, está articulando junto ao Corpo de Bombeiros Militares do RS a captação de veículos e equipamentos a serem utilizados pelo SCAB misto Maratá. Na terça-feira, 8, a comitiva marataense esteve em Estância Velha para avaliar um possível caminhão do CBMRS equipado com bomba para combater chamas que poderá ser utilizado em Maratá. “Além disso, o Tenente Coronel Mauricio Ferro Correa, responsável pelo Comando Regional dos Bombeiros Militares do Vale dos Sinos e Vale do Caí, se comprometeu em repassar equipamentos seminovos, que estão em uso atualmente, assim que o Estado encaminhar novas peças aos batalhões já existentes”, informa a nota do Executivo.
Para a prefeita, o serviço terá um importante papel no apoio à Defesa Civil do Município também em atividades de conscientização da população. “A ideia é envolver a comunidade nos treinamentos, tendo em vista a possibilidade dos cidadãos serem voluntários juntamente com a equipe de bombeiros profissionais contratados pela Associação. Vamos planejar ações educativas nas escolas e outras possibilidades que possam surgir após o início das atividades do SCAB misto”, finaliza.
Participaram, ainda, da assinatura do Termo de Cooperação a secretária municipal de Saúde, Cláudia Schneider Röder; o secretário de Administração e Fazenda, Luciano Grings; o presidente da Associação de Bombeiros e Socorristas Voluntários de Maratá, Sérgio Schneider; e o bombeiro comunitário Diego Alberto Veimiller.
SCAB misto Maratá contará com nove bombeiros
O Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro padrão misto (SCAB misto) de Maratá terá um efetivo de nove Bombeiros já capacitados que serão remunerados através da Associação de Bombeiros e Socorristas Voluntários de Maratá. A equipe deve ser dividida em três bombeiros por escalas diárias, os quais manterão a base aberta por 24h por dia durante todos os dias do ano.
Também está previsto o serviço voluntário no qual pessoas da própria comunidade poderão ser bombeiros voluntários. Segundo a Administração, serão abertas vagas para cadastros de futuros bombeiros voluntários do município. “Após cadastro, será informado a todos os cadastrados como funcionará o serviço, pois mesmo sendo um serviço de voluntários há compromissos e regras a serem respeitados”, diz nota.
Havendo o interesse dos cadastrados após ter conhecimento de como funcionará o serviço, será fornecido curso preparatório para o cargo, seguro de vida a todos os voluntários e fardamento para começarem as atividades junto à corporação. Os nove bombeiros contratados, juntamente com o apoio do Corpo de Bombeiros Militares do RS, serão responsáveis pela capacitação dos voluntários da comunidade.
Municípios da região não participam do Termo de Cooperação
Apesar de ser também uma demanda de Brochier e São José do Sul, que utilizam o serviço do Corpo de Bombeiros de Montenegro, os municípios não integram o Termo de Cooperação firmado por Maratá, sendo este um convênio individual até o momento. Segundo a Administração de Brochier, o Município possui outros planos para agilizar o auxílio aos incêndios até a chegada dos Bombeiros, e não há, até o momento, previsão de assinatura do termo junto ao Estado.
De acordo com a prefeita de São José do Sul, Juliane Bender, o Município está em tratativas com Salvador do Sul e também foi visitar Maratá. “(Estamos) Aguardando um posicionamento oficial das instituições referente a valores para convênio”, declara.