Maratá agora conta com Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro

DIA HISTÓRICO. SCAB tem sede junto ao Parque da Oktoberfest

O município de Maratá inaugurou na tarde dessa terça-feira, dia 1º, o quartel onde passa a funcionar o Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro padrão misto (SCAB). A cerimônia ocorreu junto ao quartel, no Parque Municipal da Oktoberfest. Para a prefeita Gisele Schneider a data será lembrada como um dia histórico para o município.

As tratativas para instalação do Serviço de Bombeiro em Maratá começaram há algum tempo e ganharam força em fevereiro deste ano, quando o Executivo e o 2º Batalhão de Bombeiros Militares firmaram convênio para a implementação do SCAB. A partir de então, a Associação de Bombeiros e Socorristas Voluntários de Maratá se debruçou sobre a parte prática do projeto.

Magno Alves, Diego Alberto e Valmir de Oliveira

No final do mês de junho, a unidade já estava passando por reformas e os primeiros veículos e equipamentos começavam a chegar. A previsão inicial para inauguração do quartel era o mês de agosto, mas os trâmites burocráticos adiaram a data.

O posto começa suas atividades com um total de 12 bombeiros. Cada turno contará com três servidores prontos para atender a eventualidades como incêndios, acidentes de trânsito ou outras demandas que requeiram suas habilidades, como apoio a Defesa Civil. A frota de veículos é composta por um caminhão de combate a incêndios, uma caminhonete e, em breve, receberá uma ambulância cedida pela Prefeitura.

“É um momento de muita alegria para todos nós. Entregamos esse serviço tão desejado por todos os nossos cidadãos. É um dia histórico”, disse a prefeita Gisele. Segundo ela, inicialmente, as despesas com a unidade são custeadas através de recursos do Executivo. Mas, parcerias com municípios vizinhos já estão em tratativas.

O quartel conta com caminhão de combate a incêndios e caminhonete

Entre as autoridades presentes ao evento esteve o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul, coronel Otávio Polita Filho. “Incentivamos esse tipo de formação, principalmente nas cidades menores. Sabemos que o serviço de bombeiro é caro e que o Estado tem dificuldade em arcar. Por isso, apoiamos instalações como esta”, destacou o coronel.

O comandante do 2º Batalhão dos Bombeiros Militares, coronel Maurício Ferro Correa ressalta que o SCAB representa mais tranquilidade para a comunidade e também para a corporação dos bombeiros de Montenegro. “Caso ocorra um incêndio, o pessoal daqui começa o atendimento até a chegada dos bombeiros de Montenegro. Ganha-se tempo e diminui-se os riscos enfrentados pelo deslocamento em alta velocidade para chegar até aqui”, explica o comandante.

O evento reuniu convidados ao lado da unidade do SCAB

Diego Alberto, Magno Alves e Valmir de Oliveira foram os escalados para o primeiro dia de trabalho no quartel. O momento foi de emoção. “Só a gente sabe o que passou para chegar até aqui. Tivemos muito trabalho”, comenta Diego. A própria reforma do local contou com mão-de-obra dos bombeiros.

Todos bombeiros da unidade possuem experiência e qualificação para o desempenho da atividade. “Espero tão cedo não ter que atender uma ocorrência de incêndio ou acidente, mas se isso acontecer, estaremos preparados”, pontua o bombeiro.

Números de emergência
51 9 9805 8667

193 – por enquanto, este número cai na central dos bombeiros de Montenegro, que direcionam o atendimento para Maratá

Últimas Notícias

Destaques