Os manifestantes que bloqueavam a passagem de uma peça superpesada na localidade de Porto Batista, em Triunfo, encerram o protesto na tarde desta segunda-feira, 17. A avenida Bento Gonçalves foi liberada por eles por volta das 16h20min, com a chegada do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O equipamento foi liberado para ser entregue na empresa Innova, no Polo Petroquímico.
A Justiça notificou os moradores ainda na tarde de ontem. Caso a via não fosse desobstruída, seria aplicada a cada um deles uma multa de em R$ 1 mil por hora de desobediência do cumprimento da liminar.
Quando a reportagem do Ibiá chegou ao local, antes do POE, a intenção da organização do movimento era não arredar pé. “A nossa ideia é não sair. A cidade de Triunfo está um descaso só”, disse um deles, pedindo para não se identificar. Contudo, mal as duas caminhonetes da Corporação ingressaram na via, eles saíram dali.
Os cidadãos manifestaram-se pedindo oportunidades de trabalho. Eles alegam que as vagas das empresas do Polo Petroquímico são ocupadas por pessoas de outros municípios, mesmo com a presença de profissionais qualificados na região. “Tem pessoas de fora que vêm aprender com a gente”, garante o manifestante, que é soldador. Ele diz ter um abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas em apoio da ação e lamenta a falta de resultado da iniciativa. “Não conseguimos nada. Só um pessoal fortemente armado para nos tirar daqui”, disse.
“A manifestação acabou pacificamente, não foi necessário nenhum tipo de força pública”, comemora o comandante da 1ª Companhia de Policiamento de Montenegro, respondendo pela 2ª Companhia de Triunfo, Joelson Ferri. Ele disse que, durante toda a negociação, houve um esforço para atender as demandas dos manifestantes.