Neste sábado, 3, ocorreu o Dia D de vacinação contra a Gripe em Montenegro. No entanto, a movimentação nos locais de imunização foi baixa durante todo o dia. Assim também tem sido a campanha como um todo. Ainda sem contar os dados do Dia D, a cobertura vacinal de Montenegro em 45,4% do público alvo, menos do que a meta. O fenômeno se repete no Estado, com o atingimento de apenas 45,2% das pessoas chamadas. Em nível nacional, o índice é de 39,7%. Apenas 162 pessoas procuraram os postos de saúde para aplicação da vacina da gripe em Montenegro.
Mas houve quem aproveitou a oportunidade. Diego Lima, de 38 anos, compareceu à UBS do Centro no final da manhã. Com o comprovante em mãos de que toma medicação para problemas respiratórios, Diego não levou mais do que alguns minutos para se imunizar contra a Gripe. Ele toma a vacina desde o ano passado e percebe a diferença. “Antes sempre tinha aqueles sintomas de uma ‘gripezinha’ no Inverno. Depois da vacina não tive mais”, relata ele. Diego também já tem a primeira dose da vacina da Covid. Relata que teve sintomas de uma reação ao imunizante, mas nada que o desestimule a tomar a segunda dose depois do intervalo recomendado. “Sempre foi com vacina que a gente se protegeu e vai continuar assim”, comentou com a equipe de enfermagem que o vacinava.
A enfermeira Nicole Ternes, chefe do Setor de Imunizações, lembra que quem tem direito à vacina da gripe e não conseguiu aproveitar o Dia D, pode procurar os postos durante essa semana. A campanha segue até sexta-feira, 9 de julho. Ainda não se tem informações sobre a possibilidade de prorrogação.
Quem também está nos grupos autorizados a receber a vacina da Covid-19 deve observar um intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a aplicação da vacina contra a gripe e a que protege da Covid-19. Por isso, quem já fez uma ou as duas doses deve levar a carteirinha para conferência das datas.
“É muito importante que todos aqueles que foram beneficiados com a gratuidade aproveitem esta chance. No inverno, a gripe é muito comum e, em alguns casos, pode levar à morte”, reforça Nicole. Os pais de crianças de até três anos que receberam a vacina pela primeira vez na vida e, por isso, devem ser imunizadas em duas etapas com intervalo de 30 dias, são convocados a garantir a complementação do esquema vacinal dos filhos.
Quem será vacinado contra a Gripe:
– crianças de seis meses a menores de seis anos
– gestantes de qualquer idade gestacional
– puérperas (que tiveram bebês há até 45 dias)
– integrantes de povos indígenas de qualquer idade a partir dos seis meses
– trabalhadores da saúde em atividade (com comprovante de vínculo empregatício)
– idosos acima de 60 anos
– professores
– pessoas com comorbidades
– deficientes permanentes
– caminhoneiros (comprovando que está vinculado a alguma empresa)
– trabalhadores do transporte coletivo
– integrantes de forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional.