Manejo Integrado entre lavoura e abelhas

Na próxima semana, a Emater-Ascar/RS vai propor um debate a respeito da convivência milenar, porém esquecida, entre plantio e abelhas. O Seminário Regional de Manejo Integrado em Lavouras e Apicultura será em Teutônia, juntamente com a Associação Teutoniense de Apicultores (Ata). A atividade visa a debater alternativas para o combate da mortandade de abelhas que, em muitos casos, está ligada ao uso desenfreado de agrotóxicos.

“As abelhas têm papel fundamental para o processo de polinização e, consequentemente, para a manutenção da biodiversidade”, pontua o responsável técnico da Ata, Adilson Cord. O extensionista da Emater Carlos Fries salienta que a intenção do encontro é buscar soluções sem que haja prejuízos em qualquer das partes. “Hoje em dia há estudos que indicam a possibilidade de consorciar o cultivo de grãos em lavouras visitadas por abelhas”, analisa.

Um bom exemplo é o amplo trabalho estadual realizado pela entidade como parte da política pública de Manejo Integrado, de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas (MIP). Este que busca justamente um uso eficiente e econômico de agroquímicos, que teria como consequência justamente uma agricultura mais equilibrada.

O evento, que contará ainda com mesa redonda para debates e almoço no local, está com inscrições ‘online’ abertas até esta quinta-feira, dia 13, neste link, e que pode ser acessado também nas páginas das entidades parceiras. Outras informações podem ser obtidas com a equipes da Emater/RS-Ascar do município.

Programação
– Dia 18 de julho/ terça-feira
– na Comunidade Martin Luther – bairro Languiru, em Teutônia

8h30min – Recepção;
9h – Estratégias de Manejo de Plantas Daninhas de Difícil Controle; com a professora Catarine Markus, da área de Herbologia da Faculdade de Agronomia da Ufrgs;
9h50 min – Soja e Abelhas: Uma Integração Harmônica Possível; com Décio Luiz Gazzoni, pesquisador da Embrapa;
10h40 min – Mesa redonda;
11h45 min – Encerramento;
12h – Almoço.

Últimas Notícias

Destaques