Mais PMs nas ruas aumenta sensação de segurança

CONSUMIDORES E LOJISTAS avaliam as primeiras semanas da Operação Papai Noel

Desde o dia 25 de novembro, a comunidade de Montenegro e demais municípios gaúchos que contam com a atuação da Brigada Militar observam a constante presença de policiais militares nas principais vias de comércio das cidades. Esse é o efeito da Operação Papai Noel. O acréscimo do efetivo militar também aumenta a sensação de segurança entre consumidores e comerciantes.

“Nos outros anos, eu não tinha percebido, mas esse ano tem muitos policiais nas ruas”, conta dona Maria Moreira, de 62 anos. Ela relata que há dois anos caiu em um golpe quando se deslocava pela Santos Dumont para ir até a imobiliária pagar seu aluguel. “Se naquela época tivesse tanta polícia na rua, eles (os criminosos) não teriam coragem de se aproximar de mim”, avalia a idosa.

Dona Maria foi lesada ao parar para dar informações aos criminosos, em época do ano em que não havia Operação Papai Noel. Mas a percepção dela sobre a presença dos PMs afugentar pessoas mal intencionadas está correta, afirma o capitão Felipe dos Santos Valandro, do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Montenegro.

Em entrevista ao programa Estúdio Ibiá, da Rádio Ibiá Web, Valandro e o soldado Márcio Pavão da Silva, acompanharam a avaliação dos empresários sobre a Operação e deram dicas de como a população pode se prevenir de abordagens suspeitas e evitar assaltos ou furtos.

Soldado Pavão e capitão Valandro falaram sobre a Operação Papai Noel no programa Estúdio Ibiá

Mesmo os mais distraídos não deixam de notar que há mais policiais circulando nas vias. Luciano Azevedo, da DNA Floricultura, chegou a observar de forma mais atenta. “Percebi várias duplas de policiais em toda a extensão do Centro, inclusive no bairro Timbaúva. Isso é bom para a segurança. No inicio, até achei que era treinamento dos policiais que se formaram há pouco, vi que eram policiais jovens”, realmente há policiais recém-formados entre os mais experientes.

Reforços de outras cidades, motocicletas e a Patrulha Comercial também são empregados para dar cobertura total aos pontos de maior circulação de pessoas. O resultado do esforço policial já é notado, relata o capitão. “Os principais crimes que acontecem nesta época são os furtos e roubos. Mas, desde o lançamento da Operação Papai Noel, não tivemos registro de furto ou roubo na área comercial de Montenegro”.

“Faz uns 15 dias que passamos a perceber que aumentou o policiamento nas ruas. Isso acaba trazendo segurança para nós, lojistas, e também aos nossos clientes, para que saiam nas ruas sem medo de que algo possa acontecer”, comenta a empresária Josiane Roberta Appel, da loja Cacau Show.

Para aumentar ainda mais a segurança, o soldado Pavão recomenda que os consumidores estejam atentos a situações suspeitas. “Se notarem que estão sendo observados, chamem uma dupla de policiais. Cuidado ao mexer no celular na rua, ou no carro, se estiver com o vidro aberto”, orienta. Também é importante evitar se deslocar em posse de altas quantias de dinheiro. Caso isso seja inevitável, é orientado disfarçar o volume para que não chame a atenção de meliantes.

Últimas Notícias

Destaques