Hohoho. Trenzinho do Papai Noel aquece corações por onde passa no Centro de Montenegro e encanta crianças
O Expresso da Magia circula lentamente pelas ruas. O som de seu sino e de seu apito corta a monotonia do Centro da cidade, e o azul e vermelho contrastam com o cinza cotidiano, fazendo pedestres pararem e motoristas reduzirem. É impossível ficar indiferente quando o Papai Noel e seus ajudantes acenam euforicamente. Ainda mais empolgante é quando os passageiros, especialmente as crianças, em coro oferecem um Feliz Natal.
Os dias estão diferentes em Montenegro. Um calor gostoso invade o peito e o aniversário de Jesus renova a esperança. O contraste brilhoso do trem azul encanta e amortece a rotina. Assim, a iniciativa do Sindilojas alcança seu intuito de oferecer algo diferente, divertido e afetivo à população montenegrina; que tem se sentido carente de um abraço carinhoso de Natal.
O Expresso da Magia realiza diariamente suas viagens encantadas, partindo de sua estação montada em frente ao Clube do Comércio (rua Capitão Cruz), entre 17 horas e 22 horas. Crianças e idosos não pagam, e adultos têm ingresso simbólico de R$ 3,00. Apenas a manhã desta terça-feira foi uma agradável exceção, atendendo pedido da Escola Municipal Walter Belian.
As turmas 31 (3º ano) e 21 (2º ano) foram vencedoras de uma gincana, além do passeio marcado o último dia de aula. A criançada fez a algazarra. Cantando músicas natalinas, acenavam para todos ao longo do trajeto de 20 minutos. E o carinho era correspondido com sorrisos e tchauzinhos, vindos de janelas, sacadas, portas de lojas e dos veículos.
Trenzinho traz alegria e oportunidades
A reciprocidade da população ao longo do trajeto é algo que alegra quem está abordo do trem do Papai Noel. A aluna do 3º ano, Maria Júlia Bonato, 9 anos, sentiu esse afeto. Ela já andou de trem, mas pela primeira vez em um encantado. “Achei muito divertido, dando oi para pessoas que eu não conhecia”, comenta.
O mesmo certamente foi sentido pelo pequeno Vicente Koppe, 2 anos, que pediu para a vovó Marli levá-lo. A idosa de 64 anos lembra que estavam no Centro quando o neto viu o trem passar e se empolgou. Esperto, ele disse que em casa tem um trem que “veio da loja”. Marli apladiu a ideia, especialmente devido as crianças.
E o projeto trouxe oportunidade de trabalho no fim de ano, pois a equipe foi toda contratada em Montenegro pela empresa Expresso Magia. A duende ajudante de Papai Noel Roseni Ferreira, 38 anos, era a mais empolgada puxando cânticos. Ela participou da seleção feita pelo Sindilojas, e agora aproveita as férias para complementar a renda. “Mas mesmo que não tivesse sido chamada, eu estaria aqui participando (como passageira)”, afirmou; revelando o quanto adoro a época de Natal. O trem fará suas últimas viagens na manhã do dia 24.