Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o novo presidente do Brasil a partir de 1º de janeiro de 2023. A decisão se deu através do voto dos brasileiros, que no domingo, dia 30 de outubro, o elegeram com 50,90% dos votos válidos. Seu concorrente e atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), recebeu 49,10% dos votos válidos.
O resultado nacional foi inverso ao observado no Vale do Caí, onde Bolsonaro venceu com, em média, 70% dos votos em cada Município. Inclusive, o atual presidente foi o mais votado nos 20 Municípios da Região (confira ao lado como foi a votação em cada Município).
Com a eleição, Lula voltará ao Planalto aos 77 anos. Ele foi presidente do Brasil por dois mandatos, entre 2003 e 2010. Em seu discurso da vitória, o petista pediu pela pacificação e união do País. “A partir de 1º de janeiro de 2023 vou governar para 215 milhões de brasileiros, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somos um único País, um único povo, uma grande nação”, assegurou.
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Montenegro, Ricardo Agádio Kraemer, avaliou a eleição de Lula – a mais apertada desde a redemocratização do Brasil, em 1989. “Os petistas têm coração bom, porque, se não, teríamos infartado”, disse. “Mesmo não tendo a máquina, nós conseguimos eleger (o presidente). Vamos reconstruir as nossas pautas”, complementou.
Para a região, Kraemer aposta em abertura de diálogo. “O PT governa para todos, e temos certeza de que a região poderá esperar investimentos do Governo Federal”, afirmou. “Temos pela frente um grande trabalho que é recuperar esses direitos todos e que o povo em geral foi perdendo e recolocar o Brasil de novo na vitrine”, ressaltou.
Celebração tomou ruas do Centro
Confirmada a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), simpatizantes do presidente eleito começaram a se reunir em frente ao Espaço Comunitário Vale do Caí, na rua Santos Dumont. Depois, os apoiadores do petista se mobilizaram e fizeram uma caminhada e carreata até a Praça Rui Barbosa, na rua Ramiro Barcelos. A celebração contou com cantos, bandeiraço, buzinaço e diversas outras formas que os eleitores de Lula encontraram para celebrar a terceira eleição para presidente do petista.