Moradores estão há 12 dias sem conseguir fazer ligações e acessar a internet
Os frequentes problemas com sinal de telefonia têm trazido prejuízos para agricultores de diversas localidades do interior de Montenegro. Márcio André Krug, 48, agricultor de Lajeadinho, conta que há muitos anos as comunidades do entorno enfrentam a queda de sinal da Vivo, única operadora de telefonia móvel que atende no local. “O sinal sempre cai, mas a gente ligava e, no máximo em três dias, estava restabelecido, só que dessa vez isso não aconteceu”, relata o agricultor.
Desde o dia 16 de maio os moradores das localidades de Lajeadinho, Linha Catarina, Alfama, Campo do Meio, Santo Reis e Vapor Velho estão com dificuldade para fazer ligações e acessar a internet. Krug afirma que o problema tem afetado inclusive a venda de citros, que é feita na sua grande maioria através do telefone. “A gente liga pros fruteiros (compradores) pra vender a fruta, mas sem sinal de telefone não consegue falar com eles. Aí tem que pegar a moto e ir até a casa dos fruteiros, mas nem sempre tu encontra eles. Então além de gastar combustível, também gasta tempo”, expõe o agricultor.
Outro prejuízo relatado pelos moradores afetados pela falta de sinal de telefonia é não conseguir fazer ligações no caso de necessidade para os serviços de emergência. Márcio André Krug relata que cuida do pai doente, já idoso, e que sem conseguir fazer ligações fica impossibilitado de chamar socorro em caso de necessidade. “Se precisarmos chamar os bombeiros, polícia ou ambulância não conseguimos. A gente está isolado, sem comunicação”, aponta o agricultor.
Comdecon orienta consumidores a registrar as reclamações
Desde a última segunda-feira, 23, a Comissão Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon) vem recebendo diversas reclamações sobre o problema no sinal de telefonia nas localidades do interior de Montenegro. O Secretário executivo da Comdecon, Fábio Barbosa, diz que o órgão já solicitou à operadora esclarecimentos sobre a situação. “Solicitamos que a operadora apresente esclarecimento e qual ação está tomando pra resolver o problema, também que ela nos apresente um prazo pra resolução”, destaca. A empresa tem um prazo de até 10 dias para se manifestar.
A orientação da Comdecon é que o consumidor busque alguma forma de fazer o registro da reclamação, assim poderá solicitar o desconto na fatura da conta de telefone dos dias que não teve acesso ao serviço. “O consumidor deve primeiramente tentar uma forma de contato com a operadora pra fazer o registro da reclamação. Com esse registro ele vai ter o direito de cobrar esse desconto na fatura do plano dele”, afirma Barbosa. Conforme Barbosa, o registro da reclamação também é importante para que a operadora tome conhecimento do problema e possa agir para solucionar. “É muito importante que o consumidor de alguma forma faça o registro do início do problema, pra que com base nisso seja possível mensurar o período que persistiu o problema”, destaca.
O que diz a empresa
A reportagem questionou a Vivo sobre a razão da falta de sinal nas localidades do interior e se há uma previsão para o restabelecimento do serviço. A empresa também foi questionada sobre a possibilidade de investimentos na telefonia móvel da região para solucionar as constantes quedas de sinal. No entanto, a Vivo se limitou a responder que está tomando todas as providências necessárias para viabilizar o reestabelecimento dos serviços nos bairros citados pela reportagem, não dando previsão para o retorno do serviço.