Localidades de Triunfo podem integrar território de Montenegro

Na edição de hoje, o Ibiá tratou da localidade de Serra Velha, que pode deixar de pertencer ao município de Montenegro. Novo levantamento dos limites territoriais, feito em 2015, mostrou que o local, agregado ao município através de lei em 1992, na verdade pertenceria ao município de Paverama, ao contrário do que se pensava.

Há pouco, a Prefeitura de Triunfo divulgou nota apontando que está na mesma situação. Pelas coordenadas atualizadas do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a divisa entre Triunfo e Montenegro não é a BR-386, como se tinha conhecimento, e sim o Arroio Bom Jardim. Em função disso, comunidades como Fazenda Quadros e partes de Benfica, Tapera Queimada, Fortaleza e Vendinha (do lado, antes, triunfense) oficialmente deveriam integrar o território de Montenegro.

A Administração Municipal de Triunfo afirmou que a discussão é antiga e conta que muitos moradores pedem que a correção dos limites seja realizada, pois passam por dificuldades diante da indefinição sobre o município onde oficialmente moram. Lá, uma lei municipal já foi aprovada, autorizando que o Executivo Municipal solicite as devidas modificações no mapa, conforme o IBGE.

A nota afirma que será encaminhado um projeto para que Montenegro também aprove legislação parecida, restabelecendo, em conjunto, a divisa. Após, os dois municípios ainda precisam ir até a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul para efetivar as modificações e acabar com o impasse.

Últimas Notícias

Destaques