“RAÍZES LITERÁRIAS”: projeto é desenvolvido por Tatiana do Espírito Santo e Gerson Tasca
O público infantil de Montenegro, Triunfo e Brochier têm acesso à história de seus municípios de forma lúdica e educativa, graças ao projeto “Raízes Literárias”. Idealizado por Tatiana do Espírito Santo, professora e historiadora, e Gerson Tasca, ilustrador, o projeto traz material histórico, adaptado, direcionado às crianças. A iniciativa, começada em 2020, tem se expandido pela região.
A primeira colaboração entre Tatiana e Gerson começou quando ela foi patrona da Feira do Livro de Montenegro e ele o homenageado.Em meio a pandemia, a dupla quis “entregar” um presente que desse certo alento ao momento que se vivia. O desejo resultou em um livro, lançado como e-book, que narra a história dos primeiros povos indígenas na região do Vale do Caí. A obra recebeu o título de “Ubiraci uma aventura pelo Rio Caí”.
O sucesso da parceria incentivou a criação de mais trabalhos conjuntos. Em no final de 2020, foi lançado o livro “O Menino e o Lampião”, que relata a história de Montenegro. “Posso dizer que fui uma das pioneiras a adaptar a história do município para crianças”, relata Tatiana.
Desde então, o projeto tem ultrapassado as fronteiras do município, resultando em livros sobre Triunfo, em 2023, e Brochier. “Outros municípios solicitaram suas próprias histórias, cada uma contando sua trajetória e envolvendo as crianças dentro e fora das salas de aula. Conto a história de Triunfo no livro ‘Duda e a Magia das Lamparinas’, abordando as lamparinas açorianas. Também fui contatada por Brochier para criar o livro ‘Uma Viagem Pelo Tempo’, que traça uma linha do tempo da cidade, desde a sua fundação até os dias atuais”, explica a educadora.
Tatiana é responsável pela pesquisa de campo, pelo levantamento histórico verídico e pela adaptação da história real para o público infantil. “Nosso projeto está aberto a todos os municípios interessados em nos contratar”, destaca. Tanto a escritora quanto o ilustrador enfatizam que buscam criar materiais lúdicos que permitam às crianças acessarem a história de seus municípios de maneira cativante, para que se sintam parte do contexto.
O projeto Raízes Literárias é desenvolvido em seis etapas
O Projeto Raízes Literárias avança por seis etapas distintas, iniciando pela pesquisa de campo e coleta de informações, na qual Tatiana investiga a história e cultura da cidade, visitando locais históricos e entrevistando moradores para reunir os dados necessários. A seguir, ela elabora o texto base, detalhado à pesquisa realizada, acrescentando personagens e trama narrativa. Este é então adaptado para o público infantil, simplificando a linguagem e introduzindo elementos lúdicos para tornar a história mais acessível aos pequenos.
Simultaneamente, Tasca dá vida ao texto através de suas ilustrações, criando personagens vibrantes e ambientações detalhadas. Com o texto adaptado e as ilustrações prontas, a Narrativa Ilustrada é desenvolvida, integrando harmoniosamente texto e imagens para proporcionar uma experiência de leitura envolvente e educativa. “A ilustração é uma linguagem universal. “A melhor forma de passar uma mensagem para os pequenos, que ainda não sabem ler e escrever, é a ilustração”, comenta Gerson.
Por fim, o livro passa pela editoração gráfica e finalização para produção, onde é feita a diagramação final e ajustes nas ilustrações e texto, assegurando que o produto final seja visualmente atraente e de alta qualidade. Dessa forma, o Projeto Raízes Literárias não apenas preserva a história local, mas também educa e inspira as gerações futuras, conectando-as com suas raízes de maneira lúdica e educativa.
Mais informações obre o projeto
[email protected]
Gerson Tasca 51 8590-3934