Literatura sobe ao palco da escola Etelvino

Em 2017, a ONG Moradia e Cidadania, dos empregados da Caixa Econômica Federal, patrocinou um projeto na Escola Esperança, aqui de Montenegro. Este ano, a ONG volta a atuar culturalmente na cidade, financiando uma iniciativa para a Escola Municipal Etelvino de Araújo Cruz, situada na localidade de Rua Nova.

Conforme o escritor Pedro Stiehl, empregado da Caixa que coordena os trabalhos, o projeto vai levar o teatro para dentro da escola. E o teatro protagonizado pelos alunos. Na Etelvino de Araújo Cruz, estudam fundamentalmente filhos de agricultores. O teatro, apesar de existir na instituição, é uma atividade rara. Dar conhecimento desta arte àqueles que pouco a vivenciam é o objetivo da proposta.

Neste sentido, foi criado o projeto Palco Na Escola, que envolverá literatura e teatro. Assim, a ONG Moradia e Cidadania doará o livro “Caixa Preta”, da escritora montenegrina Patrícia Franz, aos alunos. Num primeiro momento, a obra será lida pelos estudantes e depois interpretada de forma teatral. Nesse segundo passo, o diretor de teatro Cássio Azeredo desenvolverá apresentação cênica com os alunos de três crônicas do livro, onde o imaginário, a valorização épica, a importância das relações entre fantasia e realidade se mostrarão de fato.

Diretor de Teatro, Cássio Azeredo ajudará os alunos
a transformarem em peças três crônicas do livro

Nas palavras de Cássio, vivemos um momento da história em que as atividades artísticas de qualquer natureza são muito importantes. “Arte é resistência, é ampliação de horizontes, é a construção de uma consciência crítica da sociedade. Poder contribuir para esta realidade em um lugar tão especial quanto a escola Etelvino me enche de orgulho e expectativa”, diz.

O teatro, como um espelho da vida, faz parte do desenvolvimento cultural dos povos há milênios. Portanto, a escola é um palco por si só. Não pode haver escola sem palco. E por não poder, ele estará na Escola Etelvino através da ONG Moradia e Cidadania.

Obra da autora montenegrina Patrícia Franz será transformada em apresentações teatrais pelos alunos

A escritora Patrícia Franz diz que, cada vez mais, a educação carece de parceiras e os projetos literários, apoiados pela Caixa Federal em nossa cidade, cumprem com excelência esse papel. “Possibilitar às escolas o encontro dos alunos com escritores locais, confrontando o texto lido e desenvolvendo habilidades a partir dele, é uma grande oportunidade, celebrada por todos nós”, pontua.

 

 

 

O diretor da Escola Municipal Etelvino de Araújo Cruz, Rodrigo Fernandes, destaca o alcance da iniciativa

Rodrigo Fernandes, diretor da escola, aplaude mais esta iniciativa da ONG Moradia e Cidadania, afirmando que é uma honra para a escola Etelvino passar das páginas ao palco com parceiros montenegrinos.

Os empregados da Caixa Econômica Federal crêem que a cultura é muito importante e trabalham neste sentido através de sua ONG. Segundo o gerente da agência Montenegro, Heitor Appel, o projeto Palco Na Escola visa aproximar alunos e familiares da vivência lúdica do teatro. E é mais um novo passo para a humanização das pessoas.

O projeto Palco Na Escola é mais uma ação da Caixa em prol da comunidade montenegrina. Conforme Stiehl, em breve, os protagonistas do projeto entrarão em ação.

Últimas Notícias

Destaques