A legislação que regula o processo de adoção dos animais vinculados à Secretaria da Segurança Pública (SSP) foi oficialmente apresentada nesta terça-feira (15), no Palácio Piratini. A Lei Nanquim (15.106/18), é de autoria do deputado e líder do governo na Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, que também é médico veterinário.
Agora, quando se aposentarem, os caninos e equinos podem ser adotados pelos servidores com quem trabalharam e também por entidades de proteção animal, entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas.
Sartori disse que a Lei Nanquim veio para corrigir uma situação injusta. “O poder público tem que ouvir a população. É importante que as pessoas contribuam e façam sugestões. Essa legislação mostra a preocupação de todos nós com o bem-estar e o descanso dos animais, especialmente daqueles que prestaram um serviço de qualidade para o Estado”, destacou.
O nome Nanquim é uma homenagem ao cavalo que acompanhou a ex-policial militar Kelly Thimoteo por cinco anos, na Brigada Militar, em Passo Fundo. O caso ganhou repercussão em julho do ano passado. Quando soube que o ex-parceiro iria a leilão, Kelly, hoje advogada, começou um movimento nas redes sociais. O apelo chegou às autoridades e resultou na mudança da legislação. O leilão de Nanquim foi cancelado.
A ex-PM Kelly emocionou-se ao falar de Nanquim e agradeceu ao governador Sartori pela sensibilidade com a causa animal. “Eu vou formalizar o pedido de adoção. Estou muito feliz. Já tem lugar para ele, na cabanha de um amigo meu. Uma baia com serragem fofinha, água fresca, ração e feno, que ele adora. Ele é bem guloso”, lembrou.