Lançado projeto sociocultural em Santos Reis

Ao som de “Rap” do Embaixador do Hip Hop no estado, MC Pedrão, foi lançada nesta tarde de sábado, dia 23, importante ação sociocultural em Santos Reis. A comunidade do interior de Montenegro será palco para oficinas de arte, como escultura – especialmente de materiais reciclados –, música, dança e teatro; proposta do músico Fumanchu (Antônio Marcos Teixeira) com apoio da Sociedade Cultural Beneficente de Santos Reis.

Projeto contará com as famílias, e neste sábado teve importantte apoio das esposos e mães da comunidade

O atual presidente, Rafael Griebeler, o “Inho”, ressaltou a missão da Sociedade em apoiar a promoção da arte e do esporte. “Qualquer evento que possa fazer com que nossas crianças não estejam nas ruas. Ela pode estar em momento ruim, e nos vamos trazer ela aqui pra dentro”, declarou. Com concordância de Fumanchu, Inho assinalou que os jovens do interior também têm dúvidas e anseios que precisam ser ouvidos e compreendidos.

Antônio Marcos Teixeira, o Fumanchu, músico e escultor - 2023
Escultor, Fumanchu mostrou um pouco do que pretende repassar aos jovens

O evento com edição especial do ‘Projeto Hip Hop Além dos Palcos’ serviu para iniciar o contato com os jovens e suas famílias. Fumanchu explica que ainda não definiu datas, justamente por que, primeiramente, quer criar este vínculo de interesse comum. Para os jovens que pretende participar o contato é através do WhatsApp (51) 9-9960-2238, por seu Instagram, ou direto com o artista, que mora há poucos metros da Sede da Sociedade, local onde acontecerão as oficinas.

Um adido cultural que pretende estar na programação é o Embaixador MC Pedrão, levando os projetos que já são realizados no urbano. Neste sábado, diante de meninas e meninos do interior, o artista salientou a necessidade de ter e fazer prevalecer os sonhos. Ele se colocou como exemplo, lembrando que na adolescência externava seu desejo de ser um profissional da comunicação.

“Mas todo mundo dizia que eu não chegaria lá”, descreveu, confirmando que tinha relação com sua classe social e por ser negro. Então descreveu suas conquistas, iniciando pelo pioneirismo nacional do programa Hip Hop Sul, estreiado nos anos 90 na TVE de Porto Alegre; sendo hoje Youtuber, apresentador, repórter e promotor da cultura Rap através de sua agência Acredit Produções.

lançamento projeto de oficinas em Santos Reis - ação do Fumanchu - 2023
Foto histórica dos primeiros a apoiarem e participarem do projeto sociocultural do Fumanchu em Santos Reis

Fumanchu seguiu na mesma direção, ao recordar que aos 4 anos mostrava paixão pela música e pela posição de vocalista. “Com o tempo, Deus, o universo, colocaram em meu caminho pessoas maravilhosas”, declarou, referindo-se aos professores. Então pulou para os dias atuais, onde há 12 anos mora na comunidade e trabalha como agricultor diarista nos pomares de citros.

Todavia, em paralelo, mantém vivos os seus sonhos, sendo escultor e “frotman” de duas bandas de Rock, ambas com projeção nacional. Fumanchu também mandou o recado, apontando que nas oficinas será exigido disciplina e respeito, e que deverão ser levados pelos jovens aos ambientes de casa e da escola.

Últimas Notícias

Destaques