DESRESPEITO. Alair Dickel dedicou sua vida a resguardar à segurança, mas ao morrer teve o próprio imóvel atacado
O sargento da reserva da Brigada Militar Alair Dickel de 56 anos foi encontrado morto, vítima de infarto, na manhã desse domingo, 29, em sua residência na rua Otávio de Souza no bairro Industrial, em Montenegro. Já na madrugada da segunda-feira, 30, a residência do falecido policial foi invadida por dois homens. Um deles foi preso em flagrante, o outro conseguiu fugir.
Segundo informações de amigos do sargento, Dickel possuía problemas cardíacos e de pressão alta, e há pouco tempo esteve hospitalizado. Nesse final de semana ele passou mal e faleceu dentro da própria casa. A Brigada Militar e familiares do PM da reserva foram informados de seu falecimento por vizinhos, que ligaram para o 190.
O sargento atuou no 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) de Montenegro. O tenente-coronel Aldo Mantovani esteve à frente do comando da instituição na época em que Dickel estava lotado no 5º e lembra que, entre outras atividades, o sargento integrou o Grupo de Apoio ao Policiamento (GAP). Alair entrou para a reserva em 2013. Sua última atuação foi junto à Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES). Nos últimos anos passou a desempenhar atividades autônomas, inclusive na área da construção civil.
Procuradas pela reportagem do Jornal Ibiá, as filhas do sargento não quiseram dar entrevista. Dickel foi sepultado na manhã de ontem no Cemitério Municipal de Montenegro.
Enquanto os familiares organizavam os atos fúnebres, meliantes se aproveitaram da situação para furtar a casa do falecido. Por volta da 1h da madrugada de ontem, 30, a BM foi informada sobre a movimentação no imóvel e deslocou uma viatura até o local.
A guarnição, composta pelos soldados Jeferson, Pedroso, Andermann, Strotmann e sargento Matheus, encontrou o sujeito identificado como J.C.N., de 30 anos, já do lado de fora da casa carregando consigo o material furtado. O indivíduo contou com ajuda de um comparsa conhecido pelo apelido de “Guga”, que com a chegada da Polícia fugiu do local e é procurado pela polícia.
O material furtado foi um aparelho de som, uma caixa de ferramentas e um aparelho de som veicular retirado do automóvel do falecido. J.C.N. tem passagens pela polícia por receptação e tráfico. O sujeito foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) onde foi registrado flagrante por furto qualificado.