O roubo de carga que se tornou comum nas rodovias entre Região Metropolitana e Vale do Caí agora alcançou proporções inusitadas. Segundo relato da vítima desta madrugada de segunda-feira, dia 27, um dos criminosos viajou entre Canoas e Montenegro pendurado do lado de fora da cabine do caminhão. Essa atitude foi para evitar abrir a porta do veículo para invadir, ação que acionaria o sistema de alarme monitorado.
Segundo o caminhoneiro de 31 anos, por volta das 3h40min ele viajava pela BR-448 (Rodovia do Parque) com um carga de cigarros. Em determinada altura o Mercedes Benz Accelo – branco e placas FKR-6902 de Lajeado – foi abordado por uma camionete Kia Sportage de cor escura, da qual um indivíduo com arma longa deu a ordem de parada. O mesmo sujeito foi quem se pendurou no estribo e colocou uma pistola 380 no condutor, dando ordem para que andasse.
Em seu depoimento inicial na DPPA de Montenegro, no entanto, a vítima não detalhou como passaram pela Base Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-386, em Montenegro. Descreveu apenas que foi escoltado pela Sportage, tripulada por outros três criminosos, até à ERS-124. Ao ingressar em direção a Montenegro, foi obrigado a entrar em estrada vicinal logo após ao Posto Polo Sul.
Ali, precisou derrubar uma porteira com o caminhão e rodar cerca de 500 metros dentro da propriedade. Logo chegou um caminhão baú com mais dois indivíduos e iniciou o transbordo da carga. Ele foi abandonado, junto ao caminhão, neste local na comunidade de Pesqueiro, onde foi localizado pela Brigada Militar (BM). Não há mais informações.