Kerb Fest de Santos Reis: tradição e comunidade em festa

Um dos eventos mais tradicionais da região, o Kerb Fest de Santos Reis foi realizado nessa segunda-feira, 6. Organizado pela Sociedade Cultural Beneficente e Esportiva Santos Reis, o evento reuniu moradores locais e visitantes para celebrar a festa em homenagem aos Três Reis Magos. A programação misturou fé, cultura e confraternização.

As atividades começaram às 19h, com missa e culto nos templos católicos e luteranos da localidade. O momento de fé seguiu com um cortejo animado, no qual os fiéis se dirigiram até a sede da Sociedade, acompanhados pela Banda 0800, que tocou músicas típicas alemãs. O cortejo, que contou com a participação dos Três Reis Magos, representados por membros da comunidade, marcou a abertura oficial da celebração. A festa continuou com a tradicional apresentação do Coral da Sociedade, que encantou o público com músicas que exaltam as raízes culturais locais. A apresentação do coral, que não acontecia há vários anos, foi um dos pontos altos do evento, simbolizando a retomada das atividades do coral da Sociedade.

Após a apresentação, a noite seguiu com a tradicional janta, servida à comunidade e aos convidados, e um baile, com música ao vivo da Banda 0800 e do músico Altair Lanzarini. A animação tomou conta da pista de dança, encerrando o evento com a alegria que sempre marcara as celebrações do Kerb Fest.

Uma festa feita pela comunidade

O presidente da Sociedade Santos Reis, Luciano da Silva, ressaltou a importância da festa para a união da comunidade. “A gente tem essa tradição de muitos anos de realizar essa grande festa aos Três Reis Magos. É um momento de reunir a nossa comunidade e receber também as comunidades vizinhas. O significado do Kerb é esse: reunir e festejar em comunidade”, afirmou Luciano, destacando o valor das relações comunitárias e a importância de manter viva a tradição de forma participativa.

Entre os muitos voluntários que contribuíram para o sucesso do evento, Maria Datsch, uma das participantes mais ativas, falou sobre seu papel na organização e o significado pessoal da festa. “Há muitos anos participo ajudando na cozinha da Sociedade. O que me motiva a participar são as amigas, para dar força para elas e não deixar a Sociedade morrer. Eu venho para ajudar a comunidade e pelas amizades”, disse. Ela trabalha principalmente na preparação das saladas, mas está sempre disposta a colaborar em outras áreas. “Essa festa é muito importante, é o principal encontro do ano. O pessoal da comunidade ajuda bastante, principalmente os mais velhos. Mas é uma festa tradicional feita pela comunidade”, concluiu.

Últimas Notícias

Destaques