Os jovens católicos do Movimento Cursilho na Diocese de Montenegro realizaram nesta manhã de sábado, dia 05, a primeira ação solidária de 2022 direcionada para a doação de sangue. Eles conclamaram e organizaram um grupo com 41 pessoas que foram colaborar com o Banco de Sangue do Complexo Hospitalar Santa Casa, em Porto Alegre.
Foi a terceira ação solidária desta natureza, sendo que outras dois grupos foram mobilizados ao longo do ano passado. A próxima está programada para 12 de Novembro. A integrante do Cursilho Jovem Manuela Plentz explica que a divulgação acontece através das redes sociais do Movimento e dos participantes. E este formato tem sido bastante eficaz, pois, conforme Manuela, no grupo deste sábado havia pessoas que não frequentam os movimentos da Igreja.
Do total que foi colaborar, apenas três não passaram na triagem, e não puderam doar. Manuela elogiou a organização e agilidade com que os profissionais da Santa Casa de Misericórdia atenderam os voluntários. “Foi bem bacana! A organização da Santa Casa foi excelente”, declara, recordando que ao meio-dia já haviam retornado a Montenegro.
E antes da doação de sangue no final do ano, o Cursilho Jovem de Montenegro tem outras da ações solidárias programadas. Entre eles está um pedágio/drive in solidário, em setembro.
Seja doador na Santa Casa de Misericórdia
Horário:
– De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
– Sábado, das 7h30 às 12h
Limite de atendimentos:
Segunda a sexta: 80 pessoas
Sábados: 60 pessoas
*Se alcançar o limite de atendimentos, o horário de encerramento poderá ser antecipado.
Faça seu agendamento acessando: https://doesangue.santacasa.org.br/.
Você sabia?
O sangue é um composto de células responsável por levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Ele é vital e, quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de um doador. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador porque a recuperação é imediatamente após a doação.