No dia 17 de novembro de 1953, há exatamente 67 anos atrás, era fundada oficialmente a Escola Normal Jacob Renner, carinhosamente chamada de “Jacozinho”. O professor, diretor e reverendo, Ernesto Jacob Bernhoeft,foi o fundador do educandário gratuito que era mantido pela comunidade, pais e através de doações de empresas.
A instituição, desativada em meados da década de 70, ficava localizada na rua Osvaldo Aranha, próxima ao campo Montenegro Futebol Clube, atualmente a sede campestre do Clube Riograndense. A escola atendia alunos nas turmas de vários níveis, como científico, clássico, normal e industrial, como eram denominados os períodos antigamente. Além disso, também existia o Abrigo Nestor Bender, anexo ao colégio, onde ficavam os alunos com baixas condições financeiras.
Desde a década de 1980 ex-alunos, professores e amigos, se encontram para confraternizar e lembrar dos momentos especiais da escola. Passaram pela escola dezenas de montenegrinos como Romério Heinz, Waldir Kleber, Elias Parcianello, Geraldo de Vargas, Moacir Fernandes, Julio Alfredo Renner e tantos outros.