O 99º foco de Aedes aegypti foi detectado em Montenegro, conforme a Prefeitura Municipal anunciou através da Vigilância Sanitária. Durante esta semana, diante das vistorias dos Agentes de Combates a Endemias, a Vigilância Sanitária identificou várias larvas do mosquito em diferentes bairros do município. A Vigilância em Saúde coordena, diariamente, diversas intervenções e ações, com o intuito de conscientizar os moradores, a fim de evitar uma proliferação do mosquito transmissor das doenças.
O trabalho dos Agentes de Combate a Endemias é realizado em conjunto com a população. Todas as ações de combate partem do pressuposto de que todos os cidadãos, de todos os bairros da cidade, estejam comprometidos também no efetivo controle do Aedes aegypti. A equipe informa, ainda, que Montenegro está em estado de alerta para as doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti: Dengue, febre Chikungunya, Zika vírus e febre amarela urbana.
No ano de 2018, de acordo com dados da Vigilância, o município teve, ao todo, o número de 65 focos de Aedes aegypti. Já no ano de 2019, em apenas quatro meses, os Agentes encontraram 99 focos do mosquito, em vários bairros do município. Limpar e vedar a caixa d’água, eliminar água parada de potes e vasos de flores, assim como descartar o lixo de forma consciente, são algumas das importantes ações para a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Em caso de denúncias, a população pode entrar em contato com a Vigilância pelo telefone 3632-1113.