Já rola a bola pela 1ª Copa Metropolitana

Empate em 1 a 1 na categoria Sub-15 entre Municipal e Santos, de Santa Maria, marcou início da competição

Uma oportunidade de ganhar experiência e também de, quem sabe, atrair a atenção de olheiros para subir no mundo do futebol começou a ganhar forma nesta sexta-feira, dia 20, em Montenegro. Trata-se da disputa da primeira edição da Copa Metropolitana Rádio Imperial Web. A competição, que é disputada nas categorias Sub-15 e Sub-17, conta com a participação de 10 equipes de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

E a bola já está rolando. Na manhã desta sexta-feira, o Municipal, de Montenegro, e o Santos, de Santa Maria, fizeram a partida de abertura da competição. O jogo válido pela categoria Sub-15 terminou empatado em 1 a 1. A disputa ocorreu no campo do Grêmio Esportivo Municipal.

A partida iniciou com mais transpiração do que inspiração. Foram cerca de 10 minutos de muita correria e poucas chances de gol. Até que aos 12 minutos Leandro do Nascimento, do Santos, perdeu grande oportunidade após ficar cara a cara com o goleiro depois de erro da zaga do Municipal na saída de bola. O lance pareceu animar a equipe de Santa Maria, que passou a ter mais controle do jogo.

As respostas do Municipal vieram em contra-ataques. Num deles, aos 23 minutos, Luis Henrique interceptou passe na saída de bola do Santos e acionou seus companheiros para um ataque promissor, mas a jogada foi paralisada por impedimento de Isaac Ribeiro. No segundo tempo, o Municipal voltou com uma nova atitude e quase abriu o placar no primeiro minuto de jogo após bate e rebate na área que também rendeu pedido de pênalti.

Como resposta, o Santos passou a apostar em chutes de fora da área. As tentativas ou foram para fora ou pararam nas mãos de Gabriel Cristian. O goleiro do Municipal só foi vazado aos 12 minutos, quando Davi Sanches arriscou da entrada da área e contou com um escorregão de Gabriel Cristian para abrir o placar.

Municipal empatou a partida em gol de pênalti e teve oportunidades de virar o jogo

Atrás no placar, o Municipal passou a atacar mais o adversário. A pressão deu resultado aos 19 minutos, em jogada que teve origem numa bola mal recuada e resultou na corrida de Isaac até dentro da área, onde acabou derrubado. Na batida, Luan da Silva Nogueira empatou a partida.

Logo depois de igualar o placar, o Municipal levou um grande susto em boa jogada individual de Royon Isac da Silva. Em seguida, o Santos pediu pênalti numa disputa de bola na lateral da área. O árbitro chegou a apontar para a marca da cal, mas foi alertado pelo bandeirinha que a jogada que resultou na falta ocorreu fora da área.

No fim, quem teve boas chances de alterar o placar foi o Municipal. Primeiro, aos 25 minutos, Luan cobrou falta com perigo e quase acertou o ângulo. Depois, no último minuto de jogo, Luna Pacheco e Isaac tabelaram no meio do campo e puxaram um contra-ataque que resultou numa bola na trave. Assim, a partida de estreia da 1ª Copa Metropolitana Rádio Imperial Web terminou em 1 a 1.

Logo após, ocorreu o primeiro jogo da competição na categoria Sub-17. No duelo, novamente Municipal contra Santos. Nessa disputa, melhor para a equipe de Santa Maria, que ganhou de 4 a 2. As partidas da Copa Metropolitana seguem ocorrendo ao longo da tarde de hoje e durante o final de semana (confira abaixo a tabela com os horários dos jogos).

Equipe Sub-17 do Municipal foi batida por 4 a 2 na estreia da competição. Confira galeria de fotos ao final do texto

Competição é oportunidade de aprendizado

Um dos destaques da primeira partida da competição foi o camisa 5 do Municipal: Luan da Silva Nogueira. Para ele, o campeonato é mais do que uma oportunidade de visibilidade. “É um campeonato para aprender, para mostrar o nosso potencial”, apontou. O atleta destacou que na estreia da competição a equipe Sub-15 do Municipal começou mal a partida, mas aos poucos foi se encaixando e evoluiu, quase buscando a virada.

Leleco destacou importância da Copa Metropolitana para o amadurecimento dos atletas

Treinador do Municipal e coordenador do projeto social Finta de Craque, Alex Gonçalves, o Leleco, entende que para os atletas a Copa Metropolitana é uma oportunidade de ouro. “Eles estão participando de uma competição oficial e estão jogando com equipes de outros estados. É um intercâmbio bem legal para o amadurecimento deles”, destacou. Leleco salientou que fez o possível para trazer a competição para Montenegro por causa dos custos – por exemplo, além de transportes, cada equipe precisou apresentar testes negativos de Covid-19 para seus atletas e comissão técnica.

Sobre a equipe Sub-15, o treinador salientou a presença de meninas no plantel, duas das quais entraram no segundo tempo no jogo contra o Santos. “A gente está colocando as meninas porque vai ter o Sul-Brasileiro em outubro, então a gente já está começando a dar um amadurecimento para elas”, explicou. Leleco contou que elas já vêm atuando junto com os meninos em jogos da Copa Esperança. “Estou inserindo as meninas dentro do time dos guris para elas irem pegando uma experiência. A gente vai dosando aos poucos para elas criarem bagagem”, reforçou.

Campos Novos estreia com vitória

Vasquinho e Campos Novos duelaram no começo da tarde desta sexta, no América

No começo da tarde desta sexta-feira, Vasquinho, de Portão, e Campos Novos, de Santa Catarina, fizeram suas estreias na competição, em jogo disputado no campo do América, pela categoria Sub-15. Na primeira etapa, os catarinenses aproveitaram bobeada da defesa do Vasquinho e abriram o placar. Logo depois, veio o empate, em cobrança de pênalti. No segundo tempo, quem criou as melhores oportunidades foi o time de Portão, mas quem balançou as redes foi o Campos Novos, também em penalidade máxima. Com a vitória por 2 a 1, o time catarinense deu um passo importante na disputa por uma vaga nos matas.

Tabela completa da competição
Sexta-feira, dia 20

9h – Municipal 1 x 1 Santos – Sub-15 – Campo do Municipal
10h30min – Municipal 2 x 4 Santos – Sub-17 – Campo do Municipal
13h – Vasco x Campos Novos – Sub-15 – Campo do América
13h20min – Alfredo Alexander x Palmeiras – Sub-15 – Campo do Municipal
14h30min – Vasco x Gapdesc – Sub-17 – Campo do América
14h40min – Alfredo Alexander x Caçadorense – Sub-17 – Campo do Municipal
16h – Municipal x Campos Novos – Sub-17 – Campo do Municipal
16h – Vasco x Riopardense – Amistoso – Campo do América

Sábado, dia 21
8h – Alfredo Alexander x Santos – Sub-15 – Campo do São Pedro
9h30min – Alfredo Alexander x Vasco – Sub-17 – Campo do São Pedro
11h – Vasco x Palmeiras – Sub-15 – Campo do São Pedro
13h30min – Vasco x Caçadorense – Sub-17 – Campo do América
14h40min – Alfredo Alexander x Gapdesc – Sub-17 – Campo do América
16h – Vasco x Santos – Sub-15 – Campo do América

Domingo, dia 22
8h – 1° chave A x 2° chave A – Sub-15 – Semifinal – Campo do Municipal
8h – 1° chave B x 2° chave B – Sub-15 – Semifinal – Campo do América
9h30min – 1° chave B x 2° chave B – Sub-17 – Semifinal – Campo do Municipal
9h30min – 2° chave A x 2° chave A – Sub-17 – Semifinal – Campo do América
13h30min – Disputa 3° e 4° lugar – Sub-15 – Campo do Municipal
14h30min – Final – Sub-15 – Campo do América
15h – Disputa 3° e 4° lugar – Sub-17 – Campo do Municipal
16h – Final – Sub-17 – Campo do América

Últimas Notícias

Destaques