JA embarca para o Mundial com recorde de atletas

Jiu Jitsu. Equipe montenegrina será representada por 14 lutadores em São Paulo. Sete são estreantes no torneio

A maior equipe de Montenegro em um Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Esportivo está de malas prontas para fazer história em São Paulo. No início da manhã desta quinta-feira, 13 atletas da Academia JA Jiu Jitsu embarcam para a capital paulista (um já está lá), onde disputarão, de hoje até domingo, a competição mais importante do ano. Com número recorde de lutadores inscritos neste ano, a JA mescla experiência com juventude para voltar ao Vale do Caí com a bagagem mais pesada.

Dos 14 convocados para representar Montenegro na disputa, sete são estreantes no Mundial. Um deles, inclusive, vai para seu primeiro campeonato de jiu jitsu. Há aproximadamente um ano treinando na JA, Cristiano Techeira fará sua estreia oficial no esporte neste final de semana. “Vou muito motivado para o meu primeiro campeonato pelo jiu jitsu. Meu filho (Yustos) que me incentivou a entrar no esporte. Tenho sido assíduo nas aulas e me sinto bem preparado”, afirma.

O pequeno Yustos Techeira, sete anos, já participou de outras competições pela academia, mas vai para seu primeiro Mundial. O pai está empolgado com a evolução do garoto no tatame. “O Yustos está fazendo a gente acreditar que realmente vale a pena. Ele venceu todas as lutas que fez e por finalização neste ano. É extremamente dedicado, está sempre treinando”, ressalta Cristiano.

Mais experiente que o pai em campeonatos oficiais, o prodígio Yustos aposta no seu golpe preferido para ser campeão mundial em São Paulo. “Quero ganhar. Quero ser um lutador profissional de jiu jitsu. Estou ansioso para andar de avião (será sua primeira vez). Já finalizei várias lutas com chave de braço, então espero repetir isso no Mundial”, projeta o garoto.

preparação, treino, jiu jitsu, academia, Montenegro, Mundial
Preparação para o Mundial foi encerrada nesta semana na Academia JA Jiu Jitsu, com treinamentos leves

A preparação da JA para o desafio mais importante do ano foi intensa nos últimos meses. No entanto, os treinamentos desta semana foram bem mais leves. “Diminuímos a intensidade dos treinos esta semana, até para evitar lesões. É muito relativo ganhar ou perder em um campeonato desse nível. Cobro dos meus alunos que lutem bem e coloquem em prática o que fazem na academia. Queremos voltar com pelo menos oito medalhas”, projeta o professor e atleta Luciano Pinto.

Líder da JA, o faixa preta Luciano luta já nesta quinta-feira em São Paulo. Além de competir em seu peso (pesado), o atleta mais experiente da delegação montenegrina luta também pelo Absoluto. Márcio Rodrigues (faixa azul), Josemar Queiróz (faixa roxa) e Tiago “Bolinha” Lemes (faixa marrom) também vão competir por peso e no Absoluto.

Outro atleta experiente no torneio é Márcio Rodrigues, que vai para seu terceiro Mundial e busca mais uma conquista. “Estou para trocar de faixa, então é meu último Mundial com a faixa azul. Vou em busca do tricampeonato. Ainda sinto dores no tornozelo, mas estou bem tranquilo e pilhado. Frio na barriga sempre dá. Nosso conselho para os estreantes é para eles manterem a tranquilidade”, frisa o lutador, que se recupera de lesão no tornozelo direito.

Esposa de Luciano Pinto, a atleta Mari Lopes também vai para seu primeiro Campeonato Mundial e se mostra tranquila para a disputa. “O bom é que, como temos um grupo grande, todos se ajudam. O Luciano tranquiliza também. Meu objetivo lá é vivenciar a experiência de um campeonato desse porte e, se possível, trazer uma medalha”, diz.

Atletas da EQUIPE JA INSCRITOS no Mundial
Luciano Pinto – faixa preta, máster, pesado;
Raicon Nessy – faixa preta, máster, leve;
Tiago da Silva Lemes – faixa marrom, máster, médio;
Paulo Aspir – faixa roxa, máster, médio;
Josemar Ortigara Queiróz – faixa roxa, máster, pesadíssimo;
Márcio Rodrigues – faixa azul, máster, pesado;
Fabrício Ventura – faixa azul, adulto, médio;
Roberto Cavalheiro – faixa azul, adulto, médio;
Mari Lopes – faixa azul, máster, leve;
Edna Vargas – faixa azul, máster, pena;
Marcelo Ignácio – faixa branca, máster, pena;
Cristiano Techeira – faixa branca, máster, meio pesado;
Yustos Techeira – faixa branca, infantil, pena;
Murilo Flores – faixa amarela, infanto juvenil, super pesado.

Últimas Notícias

Destaques